Um guia de fontes do Cerrado para jornalistas investigativos
  • 03.01
  • 2025
  • 11:35
  • Abraji

Formação

Um guia de fontes do Cerrado para jornalistas investigativos

Entre os dias 13 e 16 de outubro, 30 entidades da região Centro-Oeste e convidados se reuniram em Mato Grosso do Sul para o I Encontro de Comunicadoras/es e Jornalistas: o Cerrado e seus Povos. A Abraji, por meio do projeto Caravana, participou do evento cujo objetivo foi reunir iniciativas para incentivar um trabalho de cobertura responsável sobre questões relacionadas ao bioma e às populações locais.  

Na ocasião, o grupo propôs a criação de um Guia de Fontes, de fácil acesso, que listasse organizações que trabalham em pautas sobre política fundiária, desmatamento, grilagem, crise climática, demarcação de terras indígenas, queimadas, conflitos no campo, trabalho escravo, agronegócio entre outros. A proposta é que a lista possa ser ampliada, conforme mais organizações locais sejam mapeadas e possam servir de fonte para reportagens e investigações sobre os temas que tangem o cerrado e os desafios enfrentados localmente. 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), por meio de seus projetos como Defensores Ambientais, o Núcleo de Segurança e Projeto Caravana, é entusiasta da iniciativa. Confira abaixo a lista: 

Guia de Fontes do Cerrado para jornalistas investigativos

Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR)
Associação sem fins lucrativos da Bahia. Presta assessoria jurídica popular às organizações, comunidades tradicionais e movimentos populares rurais.
Contato: [email protected]

Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
Campanha lançada em 2016, tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, é formada por organizações sociais e atua junto a comunidades tradicionais.
Contato: [email protected]

Comissão Pastoral da Terra (CPT) Nacional
É uma instituição civil, sem fins lucrativos, criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para apoiar os direitos de trabalhadores rurais.
Contato: [email protected]

Conselho Indigenista Missionário (CIMI) MS
O Cimi é vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que há 45 anos atua em defesa dos direitos dos povos indígenas.
Contato: [email protected]

Articulação Agro é Fogo
A Articulação reúne movimentos, organizações e pastorais sociais que atuam na defesa da Amazônia, Cerrado, Pantanal e dos direitos de seus povos e comunidades.
Contato: [email protected]

Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Regional Mato Grosso do Sul
Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo da CPT - MS
Bruno Santiago Alface
Coordenador de projetos
Contato: [email protected] / 11 99985-0378

Nectar/UFBA
Diana Aguiar
Professora Adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC)
Contato: [email protected] / 71 99338-8822
-
Conhece alguma organização ou fonte do Cerrado que não foi citada na lista? Contribua! A iniciativa deste guia está em curso e você pode auxiliar a montar esse guia de fontes. Clique aqui e preencha com a sua sugestão:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGyyrMKvds-UrM6aRaBsICPUb1xnDQyRZG4XpBQs38m1xF5g/viewform

*Crédito da foto: Comunicação da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais

Assinatura Abraji