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Projeto Caravana
O que é o Projeto Caravana?
Lançado em outubro de 2023, o Projeto Caravana, da Abraji, é a primeira atividade da rede nacional de treinamento itinerante da associação. O projeto oferece formações especializadas para organizações de comunicação local, estabelecendo parcerias e promovendo cursos sobre jornalismo e temas da realidade do território.
A iniciativa, financiada pela Fundação Ford, é coordenada pelas jornalistas Nina Weingrill e Thaís Cavalcante com o apoio do Núcleo de Segurança da Abraji, equipe e diretoria. O apoio formativo tem duração de dois anos, e se encerra em junho de 2025.
O projeto impactou cerca de 300 comunicadores, estudantes de jornalismo e jornalistas locais em 2024. Em sua maioria, foram mulheres (57,9%), pessoas pretas ou pardas (44,2%) e indígenas (13,3%). Os encontros foram realizados em nove estados do país, em parceria com 10 veículos de jornalismo local.
Conheça as organizações selecionadas na 1ª edição: Abaré — Escola de Jornalismo (Amazonas), Associação de Comunicação Fala Roça (Rio de Janeiro), Coletivo Utopia Negra Amapaense (Amapá), Associação MATPHA (Acre), Associação Giramundo (Amapá), Coletivo Magnífica Mundi (Goiás), Kombi Jornalismo (Santa Catarina), Site Coreto (Bahia), Telas em Rede (Pará) e TV Restinga Falante (Rio Grande do Sul).
Com o sucesso e impacto da iniciativa financiada pela Fundação Ford, o Caravana terá sua 2ª edição este ano. Desta vez, a temática das formações presenciais e online será dedicada a quatro dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Uma forma de reforçar o compromisso da Abraji com as pautas mais urgentes para a cobertura do jornalismo local brasileiro, que possui impacto nacional e global.
“O projeto chega a 2025 ainda mais necessário e energizado. O aprendizado e os retornos que recebemos mostram que foi acertada a iniciativa de interiorizar os nossos treinamentos. Queremos cada vez mais nos conectar com jornalistas e comunicadores que atuam nas mais diversas comunidades”, comenta Katia Brembatti, presidente da Abraji.
Conheça as organizações selecionadas na 2ª edição: Portal Assobiar (Maranhão), Periféricos (Sergipe), COAR Notícias (Piauí) e Afoitas (Pernambuco). Todas as iniciativas são lideradas por mulheres negras. Os critérios de seleção foram: diversidade regional, trabalho jornalístico recorrente no território, atuação comunitária de impacto, combate à desinformação e compromisso com a cobertura climática.
O projeto lançará, durante o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, o “Guia Caravana: Jornalismo Investigativo nos Territórios”, livro físico e digital que reúne as metodologias desenvolvidas para compartilhar o conhecimento aprendido, reforçar o compromisso com a democratização da informação e o fortalecimento das redes locais por todo o país.
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