Documentários dos Homenageados

17º Congresso da Abraji | Documentário para homenagem a Marcelo Beraba e Angelina Nunes

Desde 2005 a Abraji presta homenagem a jornalistas que fizeram história na profissão. Em 2022, Marcelo Beraba, cofundador e primeiro presidente da Abraji, e Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foram os homenageados no documentário "Notas sobre Investigação Jornalística". A produção é de Outros Olhos Filmes, com direção e roteiro de Luís Gustavo Ferraz


16º Congresso da Abraji | Documentário de homenagem a Elaíze Farias e Kátia Brasil

Nesta edição, as homenageadas no Congresso da Abraji foram as jornalistas Elaíze Farias e Kátia Brasil, fundadoras da Amazônia Real, a primeira agência de jornalismo independente e investigativo do Norte do Brasil. O documentário foi produzido pela Banksia Films e com direção de Carolina Fernandes, que tem produções realizadas para a National Geographic Channels, Smithsonian Channel, HBO, Netflix, Facebook Watch e Al Jazeera English.


14º Congresso da Abraji | Documentário para homenagem a Miriam Leitão

Documentário exibido na cerimônia de homenagem a Miriam Leitão, realizada no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (2019). Outros Olhos Filme.


13º Congresso da Abraji | Documentário Zuenir Ventura

Documentário em homenagem ao jornalista e escritor Zuenir Ventura, colunista de O Globo e o homenageado do 13º Congresso da Abraji. Começou a carreira na Tribuna da Imprensa e passou por Correio da Manhã, Cruzeiro, Jornal do Brasil, Visão, Veja, Istoé e outros veículos. É formado em letras neolatinas na UFRJ e autor de “1968 - o ano que não terminou” e outras obras.


12º Congresso da Abraji | Documentário "Carlos Wagner, o repórter na estrada"

Vídeo exibido no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, dedicado em 2017 ao gaúcho Carlos Wagner (ex-Zero Hora).


11º Congresso da Abraji | Documentário Elvira Lobato

Documentário exclusivo exibido em homenagem a Elvira Lobato.


10º Congresso da Abraji | Documentário Clovis Rossi


9º Congresso da Abraji | Homenagem a Santiago Andrade

Cerimônia de homenagem ao repórter cinematográfico Santiago Andrade, da Bandeirantes, morto em 2014 no Rio de Janeiro após ser atingido na cabeça por um rojão atirado por manifestantes. A cerimônia foi realizada durante o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado de 24 a 26 de julho de 2014 em São Paulo.


9º Congresso da Abraji | Documentário sobre a carreira do jornalista Elio Gaspari

Documentário sobre a carreira de Elio Gaspari, exibido na cerimônia de homenagem ao jornalista durante o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji de 24 a 26 de julho em São Paulo. Direção: Paula Sacchetta e Peu Robles Edição e animação: Peu Robles Produção: Paula Sacchetta Produtora: João e Maria.doc Realização Abraji Entrevistados: Ancelmo Gois Antonio Milena Armênio Guedes Briquet de Lemos Daniel Aarão Reis Daniela Pinheiro Egberto Nogueira Fernando Carlos de Andrade João Guilherme Vargas Netto José Roberto de Toledo Kenneth Maxwell Rui Xavier Xico Vargas Vladimir Sacchetta Imagens: Acervo Folha de S. Paulo Acervo Iconographia Acervo JB Acervo O Globo Acervo Revista Veja Antonio Milena Egberto Nogueira Peu Robles Ronaldo Theobald


7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo | Homenagem a Tim Lopes e a Janio de Freitas

Sessão solene de homenagem a Tim Lopes e a Janio de Freitas. Abertura oficial do 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji.


2º Congresso da Abraji | Joel Silveira: O Víbora

Mini-documentário produzido para homenagem da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) a Joel Silveira, no 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.