- 31.10
- 2024
- 15:45
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Caravana Abraji participa do I Encontro de Comunicadoras/es e Jornalistas: o Cerrado e seus Povos
"A demarcação é feita pelos nossos pés. Jornalistas, façam o papel falar." É com essa fala que a líder indígena Valdelice Veron abre sua participação no encontro I Encontro de Comunicadoras/es e Jornalistas: o Cerrado e seus Povos, que teve a participação dos povos Guarani e Kaiowá no Cerrado do Mato Grosso do Sul, organizado para reforçar a necessidade de uma cobertura jornalística mais próxima das comunidades e aliada aos direitos humanos.
Estiveram presentes no encontro mais de 30 comunicadores, jornalistas, representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e associações. A programação do evento, realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, no Mato Grosso do Sul, destacou temas urgentes, como o eco-genocídio, os desmatamentos e os incêndios criminosos no cerrado e a necessidade de articulação local para denunciar violações de direitos no território. O Projeto Caravana, da Abraji, participou do evento a convite da Magnífica Mundi, organização parceira.
A iniciativa tem como objetivo colocar o Cerrado, segundo maior bioma do país e igualmente importante, como a Amazônia, Caatinga, Pampa, Mata Atlântica e Pantanal, pauta frequente nos veículos e jornais locais e nacionais. O grupo produziu um guia de fontes e compartilhou uma base de dados para apoiar produções jornalísticas sobre o tema.
O encontro foi organizado pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR), Comissão Pastoral da Terra, Conselho Indigenista Missionário, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e Articulação Agro é Fogo, em parceria com entidades e movimentos da sociedade civil que trabalham na defesa do Cerrado e dos povos e comunidades tradicionais que o coabitam.
A Abraji oferece suporte formativo e de proteção e segurança para jornalistas e comunicadores da região. Saiba mais em: Defensores Ambientais, Núcleo de Segurança e o Projeto Caravana.
*Foto: Comunicação da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais