Congresso da Abraji bate recorde de sugestões feitas pelo público
  • 28.03
  • 2023
  • 14:50
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji bate recorde de sugestões feitas pelo público

Um novo recorde foi registrado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) na produção do maior encontro de jornalistas do país. Por meio de uma chamada pública de sugestões para a 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a organização colheu 237 propostas válidas - 27 ideias a mais do que no ano passado. Entre janeiro e março de 2023, estudantes, veículos e profissionais de todo o Brasil compartilharam sugestões de cursos, oficinas, debates, painéis, bastidores de reportagens e palestras internacionais. 

A exemplo do que acontece em grandes eventos similares ao Congresso da Abraji, como o Festival Internacional de Jornalismo em Perugia, na Itália, e a Conferência Internacional de Jornalismo Investigativo (GIJC, na sigla em inglês), da Global Investigative Journalism Network, as chamadas públicas (“call for ideas or proposals”) aumentam a transparência e ampliam o leque de temas e convidados. Desde seu nascimento, há 18 anos, o Congresso da Abraji foi pensado pela diretoria da associação como uma conferência colaborativa - feita por e para jornalistas.

Em 2023, o evento será realizado entre os dias 29 de junho e 2 de julho (de quinta-feira a domingo), em São Paulo, de maneira híbrida - presencial, com transmissão simultânea on-line da parte da programação e participação remota de alguns convidados.

O maior salto foi registrado entre a 16ª (2021) e a 17ª edição do Congresso (2022), um aumento de 218%, graças à ampla chamada pública nas redes sociais. Apesar do bom resultado, a equipe responsável pela curadoria do evento constatou, em 2022, que uma parte significativa das sugestões apresentava ideias pouco aprofundadas e sem um direcionamento específico. Por isso, o desafio traçado para 2023 foi tornar mais aprofundado o processo de envio de sugestões, orientando e questionando o público em cada etapa do formulário.

“Em 2023, convidamos o público a refletir um pouco mais sobre suas ideias e o resultado obtido foi melhor do que o esperado. Agora temos propostas mais completas e fundamentadas, com ótimas nomes de palestrantes, especialmente de fora de Brasília e do eixo Rio-SP”, afirma Maria Esperidião, responsável pela curadoria.

Cerca de um quarto das sugestões recebidas (24,5%) foi enviada dentro do tema “Jornalismo investigativo e/ou colaborativo”. “Cobertura especializada”, “Jornalismo independente e/ou jornalismo local” e “Jornalismo de dados e técnicas de investigação” são outros temas que se destacaram na chamada deste ano. 

A Abraji também perguntou qual era o objetivo da sessão proposta, oferecendo cinco opções ao público. Destacaram-se as que tinham como propósito compartilhar conhecimentos sobre uma área ou um formato específico do jornalismo (52); conhecer os bastidores de um trabalho de investigação e/ou de colaboração (49); e debater cenários, tendências e/ou soluções associados ao jornalismo e à democracia (49).

O público teve de responder ainda de que forma gostaria de participar da sessão proposta. Em 73% das sugestões, as pessoas e organizações proponentes indicaram que gostariam de participar como palestrantes, moderadores ou instrutores. 

Quanto ao formato, a maior parte das sugestões recebidas foi sobre palestras.

Diretoria, conselho e equipe da Abraji

Além das mais de 200 ideias sugeridas pelo público externo, a diretoria, o conselho e a equipe da Abraji propuseram 57 cursos, oficinas e debates, dentre os quais serão escolhidos os prioritários. O número final de atividades varia entre 90 e 100. Depois de selecionar os assuntos e encaixá-los em trilhas específicas, aí sim é concluída a programação, que pode sofrer ajustes até as vésperas do evento.

Em 2023, Caco Barcellos será o grande homenageado do Congresso. O preço do ingresso, o período de inscrições e o local serão anunciados em breve. Estão mantidos, integrados ao evento, o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e 5º Domingo de Dados.

Mais detalhes sobre a curadoria

O maior evento de imprensa do Brasil é resultado de um esforço que mobiliza conselheiros, diretores, associados e a equipe da Abraji, além de fornecedores e organizações parceiras. 

A preparação do Congresso leva um ano e começa logo após o fim da edição anterior. Equipe, conselho e diretoria se reúnem para avaliar o conteúdo a partir das observações  apresentadas pelo público, desde questões de logística até de melhoria da programação. Depois é estabelecido um cronograma tanto para convidar palestrantes como para divulgar as diferentes etapas de trabalho, incluindo a divulgação de homenageados e convidados internacionais.

Além das sugestões enviadas pelo público, a equipe considera assuntos e palestrantes pensados pela diretoria, por integrantes do conselho curador (ex-presidentes), equipe, organizações da sociedade civil, veículos de comunicação, associadas e associados.

Uma vez definidos os temas principais, começa o envio de convites a palestrantes, moderadores e instrutores e a logística para organizar a extensa programação do evento, com o desafio de escrever em três idiomas e conciliar as agendas de convidados de diferentes partes do mundo.

A Abraji deve divulgar o primeiro esboço da programação em abr.2023, na abertura das inscrições. Outros 20% da programação serão anunciados até as vésperas do evento. 

A Abraji preparou um documento sobre as atribuições de palestrantes, moderadores e instrutores nas sessões. A leitura desse documento é muito importante, sobretudo para quem se interessou em moderar uma atividade, já que moderadores são responsáveis por coordenar a sessão, em parceria com a equipe da Abraji, desde a concepção da palestra à realização.

Dúvidas sobre o Congresso? Escreva para [email protected]

Assinatura Abraji