Seminário de Pesquisa da Abraji recebe trabalhos sobre jornalismo investigativo
  • 10.02
  • 2023
  • 13:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Seminário de Pesquisa da Abraji recebe trabalhos sobre jornalismo investigativo

Atualizado às 15h29 do dia 13.fev.2023*
Atualizado às 19h15 do dia 31.mar.2023**
Atualizado às 17h16 do dia 15.mai.2023***

Atualizado às 15h36 do dia 22.mai.2023****

Começou nesta quinta-feira (10.fev.2023) a chamada de trabalhos para o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, evento que reúne anualmente pesquisadores, jornalistas e estudantes de Jornalismo para discutir estudos recentes da área. Em 2023, o encontro promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) chega a sua 10ª edição com novidades importantes. Pessoas graduadas ou estudantes que tenham produzido pesquisas sobre o tema durante a graduação, nos anos de 2022 e 2023, também estão aptas a submeter artigos científicos, conforme as novas regras do edital.

Para abarcar esse grupo de pesquisadores, foi criada uma nova categoria no processo seletivo. Com isso, serão selecionados, no total, seis artigos científicos completos – três de mestres(as) ou doutores(as) e outros três de graduados(as) ou estudantes de graduação. 

A chamada de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) também foi aberta, mas só serão aceitas obras na categoria produto jornalístico (livro-reportagem, podcast ou qualquer outro formato, desde que seja sobre os temas definidos no edital). Ao todo, três TCCs serão escolhidos e poderão ser apresentados no Seminário de Pesquisa, que integra a programação do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a ser realizado entre os dias 29.jun.2023 e 2.jul.2023, de maneira híbrida, em São Paulo.

Diferentemente de 2022, quando o Congresso da Abraji teve formato misto (on-line e presencial) e o Seminário de Pesquisa fez parte da versão on-line, neste ano os pesquisadores voltarão a se encontrar em São Paulo para participar do evento. E o grande benefício de concorrer nesta 10ª edição é que as despesas de hospedagem e de transporte, seja terrestre ou aéreo, em território nacional, serão cobertas pela Abraji. Esse benefício será concedido a um(a) representante de cada trabalho a ser apresentado no evento. 

Todos os selecionados terão acesso gratuito ao 18º Congresso da Abraji, incluindo o 5º Domingo de Dados, com oficinas, cursos e palestras sobre jornalismo de dados.

Não deixe de conferir as informações completas abaixo para entender critérios e custos cobertos pela Abraji.
 

X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo


Estudos inéditos 

Requisitos

  • Os artigos científicos completos, com no mínimo 20 mil caracteres e no máximo 40 mil caracteres (incluindo espaços), devem estar relacionados ao jornalismo investigativo. Serão privilegiados trabalhos que envolvam os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Assédio judicial a jornalistas e à imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados e Reportagem Assistida por Computador;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo, RAC e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Combate à desinformação através do jornalismo investigativo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.
  • Os estudos submetidos não devem ter sido apresentados em eventos acadêmicos anteriores, nem publicados em periódicos.
  • Somente mestres(as) e doutores(as) poderão submeter trabalhos. Pós-graduandos(as) deverão ser coautores(as) do artigo completo ao lado de um(a) mestre(a) ou doutor(a).
  • Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter apenas um único trabalho, seja como autor(a) ou coautor(a).
  • Os artigos devem ser submetidos em dois diferentes arquivos .PDF: um anonimizado, em que os nomes dos(as) autores(as) não devem aparecer na autoria ou em citações, que devem ser substituídas por “Autor, ano”; e um segundo arquivo não anônimo para publicação nos anais, caso o artigo seja aceito.
  • No caso da versão anonimizada, se atente para deletar as seguintes informações do documento: 
    • Dados dos(as) autores(as), como nomes, e-mails, filiações institucionais e número de pesquisador(a) (ORCID);
    • Informações sobre projetos, contratos, apoios e financiamento de pesquisas que permitam deduzir direta ou indiretamente a autoria;
    • Informações relacionadas com estudos anteriores que sejam ponto de partida da nova pesquisa – desde que os(as) autores(as) sejam os(as) mesmos(as);
    • Metadados. Os metadados dos documentos são etiquetas não visíveis que permitem obter informação semântica das propriedades de um arquivo. Eles podem incorporar informações de autorias, datas de modificação, comentários, revisões, versões, anotações e, em definitiva, informação pessoal que comprometeria o anonimato do documento.

Prazos e instruções

  • Os artigos deverão ser enviados por meio deste formulário on-line até 09.abr.2023.
  • O trabalho deve seguir este modelo.
  • Os artigos devem ser submetidos em formato estruturado, incluindo: Título, Resumo, Abstract, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusões, Palavras-chave, Notas de rodapé e Referências bibliográficas.
  • Resumo e Abstract devem ter, no máximo, 1000 caracteres cada. Os textos devem incluir título e resumo em inglês.
  • Os trabalhos serão submetidos à avaliação cega por um comitê de pareceristas ad-hoc. Serão selecionados três artigos científicos, e a divulgação dos resultado acontecerá em 22.mai.2023.
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem trabalhos aprovados devem estar cientes de que a publicação dos estudos nos anais do X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo está condicionada ao envio dos trabalhos no formato adequado e à apresentação dos mesmos no evento. 
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem artigos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 23.mai.2023.
  • Caso o trabalho tenha mais de uma pessoa responsável pela autoria ou coautoria, a equipe deverá indicar quem será o(a) representante que apresentará o artigo e terá direito a transporte e hospedagem. 

Estudos produzidos na graduação

Requisitos

  • Os artigos completos, com no mínimo 10 mil caracteres e no máximo 20 mil caracteres (incluindo espaços), devem estar relacionados ao jornalismo investigativo. Serão privilegiados trabalhos que envolvam os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Assédio judicial a jornalistas e à imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados e Reportagem Assistida por Computador;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Combate à desinformação através do jornalismo investigativo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.
  • Os estudos submetidos não têm a obrigatoriedade de serem inéditos, podendo ter sido apresentados em eventos acadêmicos anteriores e publicados em periódicos.
  • Graduados(as) e graduandos(as) que tenham produzido estudos sobre jornalismo investigativo, nos anos de 2022 e 2023 (até a data publicação deste edital), podem submeter trabalhos nesta categoria. Nesse caso, graduados(as) e estudantes que tenham apresentado monografia ou artigo científico como trabalho de conclusão de curso podem submeter artigos produzidos a partir de seus TCCs aprovados.
  • Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter apenas um único trabalho, seja como autor(a) ou coautor(a).
  • Os artigos devem ser submetidos em dois diferentes arquivos .PDF: um anonimizado, em que os nomes dos(as) autores(as) não devem aparecer na autoria ou em citações, que devem ser substituídas por “Autor, ano”; e um segundo arquivo não anônimo para publicação nos anais, caso o artigo seja aceito.
  • No caso da versão anonimizada, se atente para deletar as seguintes informações do documento: 
    • Dados dos(as) autores(as), como nomes, e-mails, filiações institucionais e número de pesquisador(a) (ORCID);
    • Informações sobre projetos, contratos, apoios e financiamento de pesquisas que permitam deduzir direta ou indiretamente a autoria;
    • Informações relacionadas com estudos anteriores que sejam ponto de partida da nova pesquisa – desde que os(as) autores(as) sejam os(as) mesmos(as);
    • Metadados. Os metadados dos documentos são etiquetas não visíveis que permitem obter informação semântica das propriedades de um arquivo. Eles podem incorporar informações de autorias, datas de modificação, comentários, revisões, versões, anotações e, em definitiva, informação pessoal que comprometeria o anonimato do documento.

Prazos e instruções

  • Os artigos deverão ser enviados por meio deste formulário on-line até 09.abr.2023.
  • O trabalho deve seguir este modelo.
  • Os artigos devem ser submetidos em formato estruturado, incluindo: Título, Resumo, Abstract, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusões, Palavras-chave, Notas de rodapé e Referências bibliográficas.
  • Resumo e Abstract devem ter, no máximo, 1000 caracteres cada. Os textos devem incluir título e resumo em inglês.
  • Os trabalhos serão submetidos à avaliação cega por um comitê de pareceristas ad-hoc. Serão selecionados três artigos científicos, e a divulgação dos resultado acontecerá em 22.mai.2023.
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem trabalhos aprovados devem estar cientes de que a publicação dos estudos nos anais do X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo está condicionada ao envio dos trabalhos no formato adequado e à apresentação dos mesmos no evento. 
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem artigos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 23.mai.2023.
  • Caso o trabalho tenha mais de uma pessoa responsável pela autoria ou coautoria, a equipe deverá indicar quem será o(a) representante que apresentará o artigo e terá direito a transporte e hospedagem. 


Apresentação de TCCs


Requisitos

  • Os trabalhos de conclusão de curso devem ter sido apresentados à defesa em banca, junto às universidades em que foram concluídos, no período compreendido entre jun.2022 e mar.2023.
  • Só serão aceitos trabalhos com carta assinada pelo(a) orientador(a) – seja timbrada pela universidade ou com a assinatura eletrônica do(a) orientador(a) – comprovando sua apresentação e aprovação (clique aqui para obter o modelo).
  • Este ano serão avaliados produtos jornalísticos, como livro-reportagem, podcast, site ou outro formato, desde que sejam sobre os temas definidos abaixo. 
  • Os livros-reportagem deverão conter no mínimo 50 páginas. Programas de rádio e vídeos, mínimo de 15 minutos. Trabalhos de foto, mínimo de 30 imagens. Reportagens guiadas por dados deverão ter no mínimo sete páginas.
  • Nos casos de vídeo e fotografia, só serão aceitos trabalhos com autorizações de uso de imagem assinadas pelos(as) entrevistados(as);
  • Terão vantagem na seleção trabalhos produzidos com uso de fontes primárias (caso em que estudantes buscam dados em fontes originais) e trabalhos com uso de técnicas do Jornalismo Guiado por Dados, como bancos de dados.
  • Serão privilegiados trabalhos que envolvam os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Assédio judicial a jornalistas e à imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados e Reportagem Assistida por Computador;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Combate à desinformação através do jornalismo investigativo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.

Prazos e instruções

  • A inscrição deve ser feita por meio deste formulário on-line até 09.abr.2023.
  • Deverá ser indicado no formulário de inscrição o link para o produto jornalístico em site de compartilhamento de arquivos.
  • Livros-reportagem não diagramados deverão seguir este modelo.
  • Não é permitido enviar trabalhos para a Abraji em CD, DVD ou exemplar impresso.
  • O resultado da seleção será divulgado no dia 22.mai.2023.
  • Serão selecionados três trabalhos nesta sessão.
  • Os selecionados que tiverem seus trabalhos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 23.mai.2023.
  • Caso o trabalho tenha mais de uma pessoa responsável pela autoria ou coautoria, a equipe deverá indicar quem será o(a) representante que apresentará o artigo e terá direito a transporte e hospedagem. 

Benefícios

  • Os(As) autores(as) selecionados(as) terão acesso gratuito ao 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (29.jun.2023 a 2.jul.2023), incluindo o 5º Domingo de Dados.
  • Os(As) autores(as) selecionados(as) que não residirem na cidade de São Paulo e forem indicados(as) como representantes de seus trabalhos terão as despesas com passagem e hospedagem custeadas pela Abraji
  • A Abraji arcará com o custo de apenas um(a) representante de cada trabalho. Caberá ao grupo de autores(as) decidir sobre quem viajará para São Paulo e encaminhar o nome da pessoa representante para a Abraji, por meio do email: [email protected]. Demais participantes que não puderem arcar com os custos da própria viagem para São Paulo têm a opção de participar de forma remota.
  • As passagens aéreas ou de ônibus (a depender da distância) serão emitidas em categoria econômica, apenas com direito à bagagem de mão
  • Uma vez confirmada a presença do(a) selecionado(a), a Abraji NÃO custeará multas por mudança de datas e horários.
  • A Abraji pagará, mediante reembolso e até uma semana depois do evento, os gastos com aplicativos para o transporte terrestre nos seguintes trechos:
    • casa- aeroporto-hotel-aeroporto-casa
    • casa-rodoviária-hotel-rodoviária-casa
  • As acomodações disponibilizadas para palestrantes do X Seminário de Pesquisa da Abraji serão em quartos compartilhados, seja em hotel econômico ou em Airbnb. Se o(a) palestrante preferir um quarto individual, terá que arcar com os custos extras. 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected]

* Atualização para ajustar regras de submissão de livros-reportagem. Anteriormente, havíamos informado que os livros-reportagem a serem enviados deveriam seguir um modelo específico. Agora, esses trabalhos serão recebidos em sua diagramação original. Trabalhos desse tipo que não estiverem diagramados deverão seguir o modelo indicado.

** Atualização para prorrogar o prazo da inscrição de 31.mar.2023 para até 09.abr.2023

*** Texto atualizado para informar que a divulgação dos resultados do processo de seleção foi prorrogada. Os resultados, que seriam divulgados no dia 15.mai.2023, sairão no dia 22.mai.2023.

**** Texto atualizado para alterar o prazo de confirmação da participação dos selecionados no evento.

Assinatura Abraji