Seminário de Pesquisa da Abraji chega a sua oitava edição com novidades
  • 02.08
  • 2021
  • 16:50
  • Abraji

Formação

Seminário de Pesquisa da Abraji chega a sua oitava edição com novidades

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizará, no dia 28.ago.2021, o VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O evento é reconhecido por promover anualmente discussões sobre pesquisas acadêmicas que envolvem jornalismo investigativo. Pelo segundo ano consecutivo, em razão das crises sanitária e econômica, o Seminário de Pesquisa será on-line, com inscrições gratuitas.

O VIII Seminário de Pesquisa é um evento integrado à programação do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, cujas inscrições já estão abertas

A novidade deste ano é que, além das apresentações de artigos científicos e de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), haverá debates com especialistas sobre questões que mobilizaram jornalistas e pesquisadores entre 2020 e 2021.

Inscreva-se já!

O painel Os limites éticos entre jornalismo e informes publicitários: o caso “Médicos pela Vida” abrirá o sábado de evento e vai ser mediado por Adriana Barsotti, diretora da Abraji. Rogério Christofoletti, um dos líderes do objETHOS (Observatório da Ética Jornalística), e José Henrique Mariante, ombudsman da Folha de S.Paulo, vão discutir o episódio emblemático, de fev.2021, em que ao menos oito jornais impressos de grande circulação veicularam um informe publicitário em defesa do tratamento precoce contra a covid-19

À época, o suposto tratamento já era considerado ineficaz e, em alguns casos, nocivo à saúde, por entidades de referência, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). O informe publicitário defendia o uso e combinação de medicamentos como cloroquina e ivermectina. Recentemente, dados sigilosos da CPI da Covid revelaram que a farmacêutica Vitamedic, uma das principais produtoras de ivermectina do país, bancou a publicação do “Manifesto pela Vida”.

Uma outra pauta que vem sendo alvo de discussão por jornalistas e pesquisadores é a situação de vida e trabalho dos profissionais de comunicação durante a pandemia. De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), nos primeiros três meses deste ano, morreram mais profissionais vítimas da covid-19 do que em todo ano de 2020.

Na última segunda-feira, 26.jul.2021, o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), divulgou o resultado da pesquisa “Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19”, com dados preocupantes sobre a condição desses profissionais. Segundo o estudo, uma parcela expressiva dos respondentes declarou sofrer distúrbios do sono, irritação, medo, insegurança e depressão, e cerca de 20% contraiu covid-19.

No VIII Seminário de Pesquisa, haverá o primeiro debate público sobre os resultados do estudo do CPCT, um dos mais importantes núcleos de pesquisa sobre o trabalho de jornalistas brasileiros. O painel será mediado por Katia Brembatti, diretora da Abraji, e receberá a coordenadora da pesquisa Roseli Figaro e os pesquisadores Jamir Kinoshita e Naiana Rodrigues.

Está previsto ainda para o evento o painel Jornalismo local a serviço dos públicos: governança social e sustentabilidade, também mediado por Katia Brembatti. Na mesa, serão apresentados os dados de uma pesquisa-ação, realizada na cidade de Joinville (SC), de 2016 a 2019, que investigou caminhos para a sustentabilidade de projetos jornalísticos na internet, considerando as práticas de governança social aplicadas ao jornalismo.

Os resultados do estudo foram publicados em um livro organizado por Jacques Mick, Rogério Christofoletti e Samuel Pantoja Lima. No debate, estarão presentes de forma virtual dois organizadores do livro, Mick e Pantoja Lima, além de Sérgio Lüdtke, que coordenou o curso de Jornalismo Local Sustentável da Abraji e é pesquisador do Atlas da Notícia, iniciativa que mapeia jornalismo local no Brasil.

O VIII Seminário de Pesquisa tem mais uma novidade. Uma mesa com convidados internacionais discutirá uma pesquisa do The Trust Project sobre a confiança nas notícias. Sally Lehrman, CEO do The Trust Project, e Willa Crolius, design generalist na empresa Tata Consultancy Services, participarão do debate, mediado pela editora adjunta do Washington Post Charity Brown. Para não perder nenhum detalhe do evento, nos siga nas redes sociais: 

Twitter | Facebook | Instagram

Apresentação de artigos científicos

O período da tarde do sábado de evento está reservado para a apresentação tradicional dos artigos selecionados para o Seminário de Pesquisa. Em mai.2021, a Abraji abriu o processo de seleção para pesquisadores enviarem resumos de artigos científicos inéditos relacionados ao jornalismo investigativo. O resultado da chamada de trabalhos foi divulgado para o público no dia 22.jul.2021.

A organização do VIII Seminário de Pesquisa recebeu propostas do Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na plataforma oficial do evento já é possível saber um pouco mais sobre os trabalhos e pesquisadores selecionados. 

Confira abaixo os temas:

  • Mulheres jornalistas e ataques à imprensa no Brasil: como as relações de gênero interferem na produção jornalística?
  • Jornalismo para investigar a desinformação em instância local
  • Redes sociais digitais e os novos caminhos para a investigação: a apropriação do jornalismo investigativo pelo portal Paraíba Já
  • O uso de acórdãos judiciais nas reportagens investigativas envolvendo crimes contra a infância e adolescência
  • O caráter investigativo do jornalismo guiado por dados em redações brasileiras 
  • Lei de Acesso à Informação e jornalismo: 10 anos de pesquisas em Programas de Pós-Graduação
  • Jornalismo investigativo em tempos de infodemia: impactos iniciais das novas rotinas produtivas nos prêmios de Jornalismo – Edição 2020
  • NOVOS SHERLOCK´S: Audiência como protagonista na produção de reportagens investigativas

Apresentação de TCCs

Ao anunciar a chamada de trabalhos para o VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, a Abraji havia informado que o resultado da seleção dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) seria divulgado nesta segunda-feira, 2.ago.2021. No entanto, devido à quantidade de trabalhos recebidos, a organização do evento adiou a divulgação para o dia 16.ago.2021

Apesar da prorrogação, a Abraji traz uma boa notícia. Serão escolhidos seis TCCs para apresentação, invés de três. Com isso, serão premiados dois trabalhos por categoria (dissertação, livro-reportagem e produto jornalístico).

Eventuais dúvidas sobre a chamada de trabalhos deverão ser encaminhadas ao e-mail: [email protected]

Em caso de dúvidas sobre inscrições, programação e palestrantes do evento, escreva para este email: [email protected]

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL. O evento terá apoio de mídia de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, PUC-SP, Textual Comunicação e UNESCO.

Assinatura Abraji