Abraji divulga trabalhos selecionados para o VIII Seminário de Pesquisa
  • 22.07
  • 2021
  • 18:00
  • Abraji

Abraji divulga trabalhos selecionados para o VIII Seminário de Pesquisa

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou, nesta quinta-feira (22.jul.2021), as propostas de artigos selecionadas para apresentação no VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O evento é voltado para a discussão de estudos acadêmicos relacionados ao jornalismo investigativo e será realizado no dia 28.ago.2021,  integrado à programação do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, cujas inscrições estarão abertas na próxima semana.

Em 31.mai.2021, a Abraji abriu o processo de seleção para pesquisadores enviarem os resumos de artigos científicos inéditos. Este ano, somente mestres e doutores puderam submeter trabalhos. Graduandos e pós-graduandos só poderiam submeter os resumos como coautores ao lado de um mestre ou doutor.

Embora a Abraji tenha divulgado que 15 pesquisadores teriam a oportunidade de apresentar seus artigos científicos durante o evento, apenas 8 resumos científicos foram selecionados. A questão se justifica pelo seguinte fato: o número de artigos submetidos foi inferior ao número de propostas que seriam selecionadas. A organização do evento acredita que a baixa adesão esteja relacionada à mudança nos critérios de seleção citada acima e à persistência da pandemia de covid-19, que segue afetando a saúde física, emocional e psicológica da população em todo o mundo há mais de um ano.

A organização do VIII Seminário de Pesquisa recebeu propostas do Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os autores deverão enviar os artigos completos para o e-mail [email protected] até o dia 20.ago.2021, seguindo o modelo de formatação do seminário, que será enviado por e-mail aos responsáveis pela submissão. Os trabalhos enviados vão ser publicados nos anais do Seminário de Pesquisa.

Confira as propostas selecionadas

Novidades desta edição e TCCs

A Abraji ampliou a programação desta edição do Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Além da apresentação de artigos científicos e de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), que também integram o evento, haverá painéis com convidados especiais que vão debater questões da atualidade que interessam a professores, pesquisadores e estudantes.

Os temas dos painéis e os nomes dos palestrantes serão divulgados em breve, junto com a programação do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. No dia 16.ago.2021, a Abraji vai divulgar os nomes dos jornalistas recém-formados escolhidos para apresentarem seus TCCs no evento.

Em caso de dúvidas, escreva para este email: [email protected]

Atualizado em: 2.ago.2021.

Assinatura Abraji