Ruben Berta, do blog do Berta, participa de live da Abraji nesta quinta (4)
  • 03.06
  • 2020
  • 12:05
  • Abraji

Formação

Ruben Berta, do blog do Berta, participa de live da Abraji nesta quinta (4)

Se para parte dos profissionais da imprensa o trabalho remoto, com a ausência de trocas e conversas físicas com os colegas, tem sido um desafio atípico, para o jornalista Ruben Berta isso já era parte da rotina. Jornalista com 20 anos de experiência, ele é autor do Blog do Berta, site de reportagens investigativas com foco no poder público do Rio de Janeiro.

O jornalista é o convidado da live da Abraji nesta quinta-feira (4.jun.2020), encontro semanal que aborda os desafios da profissão no contexto da pandemia. A transmissão é das 21 às 22h, no Instagram.

Antes do blog, Berta trabalhou no jornal O Globo, por 17 anos, e no site The Intercept Brasil. Ao longo da carreira, ganhou os prêmios Sociedad Para Todos, em 2005, e Embratel, em 2006. Também foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em 2010, com a série de reportagens “O X da questão”. O Blog do Berta foi criado em 2017, e retomou a atividade em 2019.

“A quarentena limitou minha rotina, porque precisava me encontrar com fontes e buscar documentos que não estão acessíveis virtualmente”, relata o jornalista. Apesar dos desafios a serem driblados, afirma que o trabalho de fiscalização e produção de reportagens do blog cresceu, devido ao aumento dos gastos públicos estaduais durante a pandemia. As reportagens originais produzidas podem ser acessadas aqui.

Outro desafio, segundo Berta, é a obtenção de dados por meio da Lei de Acesso à Informação. “A LAI no Rio de Janeiro já não funcionava bem. A quarentena virou desculpa para funcionar menos ainda”, afirma. 

Recentemente, o Fórum de Acesso a Informações Públicas publicou este levantamento sobre os impactos da pandemia no funcionamento da LAI quando os pedidos são direcionados ao governo federal; e a Abraji obteve estas informações em relação ao estado de São Paulo.

Esta é a sétima edição das lives da Abraji sobre pandemia e jornalismo. Nas semanas anteriores, o espaço virtual teve a participação de Ana Lucia Azevedo (O Globo), Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), Kátia Brasil (Amazônia Real), Vinícius Assis (correspondente brasileiro na África), Ciara Carvalho (Jornal do Commercio) e Tai Nalon (Aos Fatos). As conversas estão disponíveis na íntegra no Instagram da Abraji. Na próxima terça-feira (09.jun.2020), o entrevistado é Milton Jung, âncora da rádio CBN.

Foto de capa: José Cícero da Silva / Agência Pública

Assinatura Abraji