Publicada a primeira reportagem ambiental com apoio da Abraji e CIJ
  • 02.02
  • 2024
  • 14:01
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Publicada a primeira reportagem ambiental com apoio da Abraji e CIJ

A primeira reportagem ambiental com apoio financeiro e técnico da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Centre for Investigative Journalism (CIJ) foi publicada nesta sexta-feira (2.fev.2024) no InfoAmazônia. O material foi produzido pela repórter Jullie Pereira, do Amazonas, e integra as atividades do programa Defensores Ambientais.

A reportagem especial “Calor extremo provoca escassez de mandioca na Terra Indígena Raposa Serra do Sol” traça um panorama sobre como a crise climática tem impactado o modo de vida de indígenas que vivem na Raposa Serra do Sol, no nordeste de Roraima.

O material inclui várias entrevistas com indígenas, análises de dados e a palavra de especialistas sobre os impactos da crise climática, principalmente, nas plantações de mandioca, base de sustento tradicional de diferentes povos indígenas da Amazônia.

Durante a fase de apuração e execução da reportagem, Jullie Pereira recebeu o apoio técnico de mentoras com experiência na cobertura ambiental, e teve de seguir um rigoroso plano de segurança construído com a Abraji, sob orientação da coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes. As mentoras dos três projetos de reportagem são Karla Mendes, Elisângela Mendonça e Fernanda Wenzel.

O aporte financeiro para a reportagem foi de até R$ 15 mil. Jullie Pereira também participou de um treinamento em Belém, que reuniu dez jornalistas com experiência na cobertura ambiental, no ano passado. Além de sua reportagem, em fevereiro está prevista a publicação de outras duas reportagens que são feitas pelos jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Catrine Silva dos Santos (AP), que atuam em dupla, e de Carolina Bataier (DF).

O programa Defensores Ambientais é uma iniciativa que tem o objetivo de promover a democracia ambiental e a proteção dos defensores do meio ambiente no Brasil. Além da Abraji, o trabalho reúne a Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ethos e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), com apoio financeiro da Agence Française de Développement (AFD).

Foto: Tuxaua Santilha, da comunidade Mutum, com sua plantação de mandioca. Crédito: Nailson Wapichana/InfoAmazonia

Assinatura Abraji