Abraji e CIJ treinam jornalistas ambientais de todo o país em Belém
  • 23.08
  • 2023
  • 14:45
  • Abraji

Formação

Abraji e CIJ treinam jornalistas ambientais de todo o país em Belém

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a Open Climate Reporting Initiative (OCRI), uma iniciativa do Centre for Investigative Journalism (CIJ) que busca elevar o padrão das investigações ambientais no mundo, iniciou um novo treinamento para jornalistas de diferentes estados brasileiros. Com foco em mudanças climáticas, o curso é realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O treinamento iniciou na última segunda-feira (21.ago.2023) e segue até esta quinta-feira (25.ago.2023). Ao todo, dez jornalistas ambientais de nove estados do Brasil - metade da Amazônia Legal - foram selecionados para participar do curso. Eles receberam apoio financeiro de passagens aéreas, hospedagem e ajuda de custo durante os quatro dias de curso.

Ao fim do treinamento, serão selecionadas duas propostas de reportagem para receber suporte financeiro e técnico, com o objetivo de apoiar a execução e publicação da reportagem até janeiro de 2024.

O curso é ministrado por cinco instrutores com experiência na cobertura do tema e especialistas na área ambiental: Sineia do Vale, coordenadora Nacional do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC); Wérica Lima, repórter da Amazônia Real; Carolina Dantas, editora do PlenaMata e da InfoAmazonia; Edriano Souza, analista de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Fernanda Wenzel, repórter investigativa especializada em meio ambiente e Amazônia. Mais informações sobre os instrutores podem ser consultadas aqui.

Para participar, os dez jornalistas tiveram de se inscrever em um processo de seleção que recebeu 90 inscrições de profissionais de todo o país. 

O treinamento integra as atividades do programa Defensores Ambientais - uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenada pela Transparência Internacional - Brasil, com participação da Abraji, da Operação Amazônia Nativa (OPAN), do Instituto Centro de Vida (ICV) e do Instituto Ethos.

Foto de capa: Alice de Souza/CIJ

Assinatura Abraji