- 28.10
- 2024
- 18:07
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Projeto Caravana e Utopia Negra Amapaense realizam formação em Macapá
Comunicadores e jornalistas do Amapá têm um encontro marcado, nos dias 8 e 9 de novembro, com o Projeto Caravana Abraji e o Coletivo Utopia Negra Amapaense. O evento é parte da iniciativa de formação móvel promovida pela Abraji para fortalecer redes locais na cobertura de seus territórios. A formação “Amazônia Ativa: Comunicação jornalística para comunicadores locais” é gratuita, presencial e a procura foi tanta que as inscrições estão encerradas.
A programação do encontro trará oficinas sobre história local, Lei de Acesso à Informação, apuração e checagem de fatos, proteção e segurança, como contar histórias por meio de reportagens e muito mais.
O Coletivo Utopia Negra Amapaense usa o jornalismo para promover discussões políticas no território. O grupo também produz pesquisas, campanhas e projetos para impactar a criação de políticas públicas na região. "Queremos capacitar pessoas para que transformem suas realidades por meio do conhecimento e da comunicação", afirma Irlan Paixão, gestora de comunicação do coletivo.
Caravana continua em 2025
Além de Amapá, o Projeto Caravana passou por sete estados: Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Acre e Amazonas. As formações presenciais já alcançaram mais de 200 comunicadores, estudantes de jornalismo e jornalistas locais, através das organizações: Site Coreto, Jornal Fala Roça, Coletivo Magnífica Mundi, TV Restinga, Kombi Livros, MATPHA, Abaré - Escola de Jornalismo e Telas em Rede.
O projeto continua em 2025 com o objetivo de apoiar organizações e veículos locais a ampliarem o acesso de suas comunidades à informação jornalística de qualidade por meio de formações, mentorias e acesso a redes de proteção e segurança. A chamada para a 2ª edição do projeto Caravana acontece no primeiro semestre do próximo ano, e terá como foco o trabalho de organizações que se dedicam a cobertura e proteção dos biomas brasileiros.
*Foto: Equipe do Utopia Negra | Crédito: Divulgação