Pinpoint da Abraji traz transcrições de discursos de Bolsonaro e Lula, além de acórdãos do TCU
  • 03.03
  • 2022
  • 14:00
  • Alice de Souza e Eduardo Goulart de Andrade

Acesso à Informação

Pinpoint da Abraji traz transcrições de discursos de Bolsonaro e Lula, além de acórdãos do TCU

Curadora do Pinpoint no Brasil, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apresenta duas novas coleções com milhares de documentos e áudios de interesse público. Neste sétimo mês de parceria com o Google, a Abraji disponibiliza 97.689 arquivos com acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e 1.392 documentos com áudios de discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT), na época em que ocupava a Presidência. Os dois políticos são protagonistas da corrida presidencial, com Lula liderando as pesquisas atuais de intenção de voto.

Áudios dos discursos dos presidentes Lula e Bolsonaro (Presidência)

Acórdãos do Tribunal de Contas da União (2012-2021)

O Pinpoint é uma ferramenta do Google que utiliza o mesmo motor de inteligência artificial do buscador para identificar automaticamente nomes de pessoas, locais e empresas mencionados em documentos e áudios. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada por quem tem conta no Gmail. Na plataforma, os jornalistas podem encontrar com maior facilidade informações em uma grande quantidade de documentos. Além disso, o Pinpoint transcreve áudios automaticamente.

Ao todo, foram incluídos 727 arquivos de áudios de Bolsonaro – de discursos feitos entre jan.2019 e fev.2021. Um deles era muito grande e não pode ser processado pelo Pinpoint. Por isso, a equipe da Abraji dividiu a gravação em duas partes. Dessa forma, há 728 arquivos relacionados ao atual presidente. Também foram disponibilizados 664 arquivos de áudio de Lula – de discursos realizados entre jun.2007 e dez.2010, extraídos do acervo da Biblioteca da Presidência, marcando seu segundo mandato presidencial. Um total de 282 áudios que estavam repetidos na base pública foram excluídos no Pinpoint. 

Nos áudios, é possível encontrar localidades, organizações e/ou pessoas mais citadas por eles. São arquivos que permitem identificar termos mais falados por Bolsonaro e Lula em seus discursos oficiais, durante períodos como pré-eleições, e também o posicionamento sobre casos de corrupção, questões de gênero e atuação da imprensa. Os discursos também podem revelar como eles se posicionam em cerimônias oficiais, eventos com empresários e inaugurações de obras.

Para fazer a análise por país mais citado, é recomendado buscar no campo de pesquisa. Os mais citados em áudios de Bolsonaro foram: Estados Unidos, aparecem em 138 arquivos; Venezuela, 108; Israel, 94; China, 73. Em comparação, Lula citou os Estados Unidos 219 vezes; Venezuela, 54; Israel, 25; China, 107. Pesquisando por regiões brasileiras, por exemplo, o Nordeste aparece em 247 arquivos. Destes, 119 de Lula e 128 de Bolsonaro. 

Para pesquisar citações ao Supremo Tribunal Federal, o usuário pode digitar “Supremo Tribunal Federal OR STF OR Supremo”. O operador OR (em caixa alta) permite pesquisar em documentos que contenham uma ou outra palavra-chave. Identificam-se 105 documentos no total – sendo 91 relacionados a Bolsonaro e 14 a Lula. A busca pela palavra “aborto” retorna sete menções, sendo 2 em discursos de Lula e 5 em áudios de Bolsonaro. Religião é mencionada em 72 arquivos, sendo 53 de Bolsonaro e 19 de Lula. 

Buscando pela expressão “liberdade de imprensa OR liberdade de expressão”, o Pinpoint encontra 34 arquivos, dos quais 25 relacionados a discursos de Bolsonaro e 9 a discursos de Lula. Outras palavras que podem ser buscadas: 

Saúde

  • Total: 396 
  • Lula: 227
  • Bolsonaro: 169 

Economia

  • Total: 628
  • Bolsonaro: 325
  • Lula: 303

Crise

  • Total: 336
  • Lula: 235
  • Bolsonaro: 101 

Família

  • Total: 631
  • Bolsonaro: 322
  • Lula: 309 

Corrupção

  • Total: 149
  • Bolsonaro: 126
  • Lula: 23 

Deus

  • Total: 835
  • Bolsonaro: 444
  • Lula: 391

Jesus

  • Total: 41
  • Lula: 29
  • Bolsonaro: 12 

É importante frisar que as transcrições automáticas não são perfeitas. Elas contêm erros e variam de acordo com a qualidade do áudio e a dicção de quem fala. Por exemplo, na viagem que Bolsonaro fez à Rússia este mês, ele se refere ao presidente russo logo no início de um dos discursos. No entanto, o Pinpoint não identificou a palavra "Putin". Mais à frente, a ferramenta do Google trocou a palavra fundos por fontes. A Abraji não avalia mérito das informações presentes nas coleções divulgadas na ferramenta, nem se responsabiliza por defeitos ou vícios existentes nas fontes de dados públicas. 


Acórdãos TCU

O Tribunal de Contas da União faz o controle externo do governo federal e também auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país. Dessa maneira, os acórdãos produzidos pelo órgão são fontes riquíssimas para encontrar irregularidades envolvendo órgãos, servidores públicos e empresas privadas. 

A Abraji baixou 97.689 acórdãos produzidos entre 2012 e 2021 - aqui está o script em Python. Ao pesquisar por "Augusto Heleno Ribeiro Pereira", o Pinpoint traz cinco documentos como resultado da busca. General Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo de Jair Bolsonaro, assinou contratos irregulares para os Jogos Mundiais Militares em 2011. Dois anos depois, ele foi condenado pelo TCU por autorizar convênios ilegais que custaram R$ 22 milhões aos cofres públicos. Em 2018, o Intercept Brasil mostrou que os convênios favoreceram militares próximos a Heleno.

Com a pesquisa “superfaturado OR superfaturamento OR sobrepreço”, o Pinpoint retorna 2.896 documentos. Um deles apresenta possíveis irregularidades em licitações conduzidas por organizações militares para aquisição de mobiliário. O acórdão determina ao “Colégio Militar de Brasília que adote providências cabíveis com vistas a anular o Pregão Eletrônico SRP 9/2020, em razão das irregularidades abaixo relacionadas, informando ao TCU as providências adotadas". Entre as supostas irregularidades, segundo o TCU, há indícios de direcionamento às empresas Forma Office Comércio de Móveis e Interiores Ltda. (CNPJ 09.813.581/0001-55) e Forma Style Seating Ergonomic Ltda. (CNPJ 26.365.896/0001-04). Esses CNPJs podem ser pesquisados no projeto CruzaGrafos.

Já a pesquisa ​​​​“covid OR coronavírus OR pandemia” apresenta 190 documentos. Este trata de uma solicitação feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia para que fosse feita uma auditoria para avaliar a execução orçamentária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O TCU determinou a realização de fiscalização junto ao Ministério da Saúde e à Sesai, de olho no período de fev.2020 a jul.2021.

Assinatura Abraji