Novo Manual de Jornalismo de Dados ganha versão em português
  • 10.11
  • 2021
  • 19:09
  • Abraji

Formação

Novo Manual de Jornalismo de Dados ganha versão em português

O DataJournalism.com lançou, nesta quarta-feira (10.nov.2021), a segunda versão do Data Journalism Handbook (Manual de Jornalismo de Dados) traduzido para o português. Apoiada pela Abraji, a nova edição tem como subtítulo “Rumo a uma prática crítica de dados”, que visa promover o pensamento crítico em torno do jornalismo de dados na produção de reportagens.

O manual é um experimento coletivo que busca apresentar o que é jornalismo de dados, para que serve e como fazê-lo. Sua primeira edição foi publicada em 2012. Quase dez anos depois, reunindo uma pluralidade de vozes, o novo livro apresenta reflexões sobre temas atuais e a postura cada vez mais combativa. O manual  explora as possibilidades de se trabalhar com dados abordando assuntos como mudança climática, sexismo, racismo, injustiça algorítmica e autoritarismo.

“Dados sobre quais temas e para que finalidade?”, “Quais temas são ricos em dados e quais são pobres?”, “Quem é capaz de se beneficiar destes?”. Estas são algumas perguntas a que os capítulos da obra tentam responder, além de encorajar os leitores a explorar mais profundamente o assunto e criar suas próprias combinações de ferramentas, conjuntos de dados, métodos, textos, públicos e problemáticas.

A diretora da Abraji e coordenadora de jornalismo no Insper, Natália Mazotte, é autora do artigo “Trabalhando de forma aberta no jornalismo de dados”. Mazotte conta sobre seu trabalho como jornalista de dados e detalha mais sobre a publicação em um episódio do podcast Data Journalism Conversation, disponível no Spotify.

“Na era da “pós-verdade” há também potencial para aumentar a confiança do público na imprensa, que atingiu um novo patamar negativo de acordo com o Barômetro de Confiança Edelman 2018. Trabalhar de maneira transparente pode ajudar a desacelerar ou mesmo reverter esta tendência. Para tanto, jornalistas podem falar mais abertamente sobre como chegaram às suas conclusões e também fornecer 'guias' mais detalhados, agindo de forma honesta em relação aos seus vieses e incertezas, abrindo o diálogo com seus públicos", escreveu Mazotte no artigo.

Para acessar o Manual de Jornalismo de Dados - Rumo a uma prática crítica de dados, clique aqui. Também são apoiadores da tradução a Escola de Dados, Open Knowledge Brasil e o Insper

 

Siga a Abraji nas redes sociais:
Twitter | Instagram | Facebook

Assinatura Abraji