• 31.01
  • 2014
  • 09:07
  • -

Manual de Jornalismo de Dados entra no ar on-line

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo lançou em 30/1 o Manual de Jornalismo de Dados. A publicação é virtual e está disponível para consulta neste link, no Help Desk da Abraji. O Manual é resultado do esforço colaborativo de tradução do Data Journalism Handbook, publicação da O´Reilly Media e iniciativa do European Journalism Centre e da Open Knowledge Foundation. A tradução para português ficou sob responsabilidade da Abraji e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali, que trabalhou ao longo de 2013 com 26 voluntários para chegar ao resultado final. O lançamento aconteceu na seção Open Campus da Campus Party, no espaço de desconferências sobre jornalismo da OrbitaLab.

A versão em inglês do Data Journalism Handbook é resultado do trabalho de dezenas de pessoas reunidas num workshop de 48 horas no Festival Mozilla de 2011. Desde então, vem sendo atualizado e ampliado com novas contribuições. A edição em português inclui capítulos redigidos por Claudio Weber Abramo, Alberto Cairo, Marcelo Träsel, José Roberto de Toledo e Gustavo Faleiros.

Tiago Mali acredita que a obra vá incentivar o surgimento de novas reportagens com uso de dados no Brasil. “Já temos algumas boas iniciativas de jornalismo de dados no Brasil, mas falta material de referência e reflexões sobre o tema por aqui. Com exemplos de boas práticas mundiais e mostrando o caminho das pedras de novas técnicas, a obra começa a preencher essa lacuna. Ela deve elevar o nível da discussão sobre o tema”, diz Mali, que coordenou a tradução e convidou os autores brasileiros a contribuírem.

Com a publicação do Manual em formato de website, a Abraji passa a trabalhar com a possibilidade de editar uma versão impressa do Manual, bem como uma versão em formato e-book.

Atualizado em: 15.jun.2021.

Assinatura Abraji