Jovens do Repórter do Futuro farão cobertura oficial do Congresso pelo 13º ano
  • 21.07
  • 2022
  • 14:00
  • Abraji

Formação

Jovens do Repórter do Futuro farão cobertura oficial do Congresso pelo 13º ano

Pelo 13º ano consecutivo, a equipe de 58 jovens jornalistas do projeto Repórter do Futuro cobrirá o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Oboré Projetos Especiais, responsável pela redação laboratorial que já formou mais de 500 alunos, e Abraji.

A equipe da Oboré enfrentará pela primeira vez o desafio de cobrir cinco dias de evento misto. O 17º Congresso da Abraji promoverá painéis on-line e gratuitos em 3 e 4.ago.2022 e presenciais mediante compra de ingresso em 5 e 6.ago.2022, além de um dia com foco exclusivo em jornalismo de dados no domingo (7.ago.2022). Interessados podem se inscrever neste link.

Para tanto, os jovens terão acesso aos bastidores do evento e vão se dividir entre núcleos de reportagem, edição, arte e gestão. A produção deles estará disponível neste blog. As redes sociais da Abraji também estarão sob o comando da redação laboratorial.

De acordo com a coordenadora do projeto Repórter do Futuro, Ana Luisa Zaniboni Gomes, a experiência é importante porque simula a realidade de uma redação e suas tarefas. “Elas vão desde o exercício da cobertura em si a coletiva de imprensa, cumprimento de prazos, regras de publicação, relação entre o repórter e o editor. Sobretudo é um estímulo ao exercício reflexivo da profissão.”

Desde 09.jul.2022, estudantes e recém-formados participam de encontros preparatórios para a cobertura do congresso, tratando da importância da pesquisa prévia, de discutir elaboração e edição de texto e de conteúdo multimídia. Isso sem mencionar a preparação dessas atividades que, segundo Gomes, começou três meses antes do congresso.

Os encontros de formação têm sido conduzidos pelas coordenadoras do módulo, Giulia Afiune, editora de audiência da Agência Pública, Anelize Moreira, repórter e editora com passagens por Brasil de Fato e Rede Brasil Atual, e Luana Copini, jornalista e co-fundadora do movimento Mães pela Escola Pública.

Afiune, de 30 anos, recorda-se de cobrir o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo pela primeira vez em 2011, aos 19. “Fiquei maravilhada com o evento cheio de figuras emblemáticas _Caco Barcellos e Leonardo Sakamoto estavam lá. Era uma oportunidade de estar próxima, aprendendo com elas, mas também fazendo jornalismo”, disse à Abraji.

Barcellos retorna a esta edição do congresso para entrevistar o padre Júlio Lancelotti.

A editora da Pública teve o primeiro contato com a Oboré no módulo sobre conflitos armados, do Repórter do Futuro, realizado em 2010 com apoio da Abraji. Antes de participar da redação laboratorial, os estudantes e recém-formados precisam ter participado de ao menos um curso do projeto.

Afiune então cobriu o congresso por quatro anos seguidos até sair do Brasil para fazer mestrado em Boston, nos Estados Unidos. Nesse meio-tempo, ela deixou de ser repórter na redação laboratorial para ocupar a função de editora. “O Repórter do Futuro foi o que me formou em jornalismo, aprendi muito mais na Oboré e no meu estágio posterior na Agência Pública do que na universidade”, avalia.

Quando retornou ao país, Afiune foi convidada por Gomes para participar da coordenação do projeto em 2019. “Fiquei surpresa, mas fazia sentido dentro da posição em que estava na minha carreira.”

Ela diz continuar aprendendo como coordenadora e que, eventualmente, escreve matérias, mesmo que suas funções se desenvolvam mais na área de planejamento operacional e pedagógico do módulo. “Até três anos atrás não havia um processo de formação. Desde que o Congresso é on-line, entendemos que era importante agregar essa experiência, já que muitos estudantes não sabiam o que era o evento”, exemplificou.

A parceria para realizar a cobertura começou em 2010, durante o 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. “Os participantes terão oportunidade de ter grandes experiências de comunicação e o público, um relato de valor inestimável”, declarou na oportunidade o então presidente da Abraji, Fernando Rodrigues.

“Consideramos a experiência muito enriquecedora para eles, mas para nós também, coordenadores, porque todos aprendemos jornalismo [durante o Congresso] e como falar sobre o que o jornalismo está fazendo”, avalia Gomes.

Serviço
17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.
Versão on-line: 3 e 4 de agosto, com acesso gratuito
Versão presencial: 5, 6 e 7 de agosto, com ingressos pagos
Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP)
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo, 01242-902
Inscrições em: http://congresso.abraji.org.br/
Dúvidas e sugestões deverão ser encaminhas para [email protected].

Projeto Repórter do Futuro
Site: https://obore.com/projeto-reporter-futuro
Redação laboratorial: https://congressoabraji.wordpress.com/
Contato: [email protected]

Foto de capa: Redação de laboratorial que cobriu o 13º Congresso da Abraji em 2018. Autor: Alice Vergueiro/Oboré Projetos Especiais

Assinatura Abraji