Conheça os convidados nacionais e os temas do 17º Congresso da Abraji
  • 05.07
  • 2022
  • 07:30
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Conheça os convidados nacionais e os temas do 17º Congresso da Abraji

Atualizado às 13h21 de terça-feira, 19 de julho de 2022.

Falta pouco para a realização do maior evento de jornalismo do Brasil, o Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A 17ª edição do evento acontece de 3 a 7 de ago.2022 e, pela primeira vez, em formato misto. Serão promovidas atividades remotas e gratuitas e outras presenciais e pagas, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Saiba como se inscrever aqui.

O assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, o escândalo no Ministério da Educação (MEC) e a Guerra na Ucrânia são alguns dos temas de reportagens que terão seus bastidores revelados na 17ª edição do Congresso da Abraji. O evento contará ainda com grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Sônia Bridi, Juliana Dal Piva, Guilherme Amado, Eliane Brum, Fernando Molica, Patricia Campos Mello, Cecília Olliveira e Caco Barcellos.

Para falar sobre a investigação que mostrou a atuação de pastores no MEC, estarão presentes os jornalistas Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo), Julia Affonso (Estadão) e Breno Pires (revista piauí). As jornalistas que desvendaram o caso, em Santa Catarina, da juíza que induziu uma criança vítima de estupro a desistir do aborto legal, Paula Guimarães (Portal Catarinas), Tatiana Dias e Bruna de Lara (Intercept Brasil), também participarão do evento. Furos jornalísticos recentes também serão abordados, como o divulgado pela equipe do Metrópoles, que mostrou denúncias contra Pedro Guimarães, então presidente da Caixa Econômica Federal. Rodrigo Rangel e Fabio Leite, dois dos três jornalistas que fizeram a reportagem, contam como apuraram as denúncias de assédio sexual que derrubaram Guimarães do cargo.

Rodrigo Rangel e Fabio Leite, do portal Metrópoles, contam como apuraram as denúncias de assédio sexual que derrubaram o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

A programação conta ainda com uma entrevista especial do jornalista Caco Barcellos com o padre Júlio Lancellotti, e uma jornada de várias atividades focada nas eleições de 2022.

Buscando incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão, a Abraji também irá promover uma série de atividades que tratará da cobertura de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras e pessoas trans, bem como da atuação desses profissionais no jornalismo. Contribuirão para esses debates os(as) jornalistas Caê Vasconcelos (autor do livro Transresistência), Lola Ferreira (UOL) e Gabi Coelho (Coletivo Lena Santos).

A Abraji confirmou também mais de 20 palestrantes internacionais. Clique aqui para conferir.

Como fazemos a grade

A programação do Congresso é resultado de um esforço que mobiliza todo o time da Abraji. A preparação começa quando termina a conferência do ano anterior. Equipe, conselho e diretoria se reúnem para avaliar o conteúdo, o formato e as respostas dos questionários enviados pelos participantes sugerindo melhorias. É estabelecido um cronograma tanto para convidar os palestrantes, como para divulgar as etapas de trabalho, incluindo a divulgação da data e do formulário para colher as sugestões do público. 

Parte da equipe da Abraji na sede em São Paulo.

Como é de praxe, o evento é feito por jornalistas para jornalistas. A Abraji realizou uma campanha durante quase três meses para colher sugestões dos/as associados/as e do público externo. A 17ª edição recebeu mais de 210 ideias, o dobro de 2021, além de quase 80 indicações da própria equipe e diretoria. Além dessas contribuições, a equipe acompanha o noticiário em busca de assuntos recentes e furos de reportagem.

Confira como estão divididos os eixos, formatos e temas do Congresso:

Eixos: Cenários e tendências; Aprendizado e teoria; Trabalhos e jeito de fazer; Jornalismo sob ataques; e Bastidores de reportagem. Formatos: Curso, oficina, debate, palestra e roda de conversa. 

Temas: 

Ameaças à democracia 
Ciência e meio ambiente
Proteção e segurança de jornalistas
Desinformação e checagem
Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo
Jornada Eleições 2022
Cobertura especializada (Guerra/Corrupção/Política/Segurança Pública/Esporte/Cultura/Cidades/ Direitos Humanos/Sociedade)
Jornalismo local e/ou independente
Diversidade, equidade e inclusão
Jornalismo de dados e técnicas de investigação
Podcast, áudio e/ou documentário
Casos de jornalismo colaborativo e/ou investigativo
Estudos sobre jornalismo 
Transparência pública e/ou LAI
20 anos da Abraji e/ou homenagens

Entenda como será o Congresso

Durante dois dias (3 e 4.ago.2022), os participantes poderão acessar cursos, palestras e debates numa plataforma on-line e gratuita. O conteúdo ficará disponível por 30 dias após o fim do evento.

A versão presencial será nos dias 5 e 6.ago.2022, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, que também abrigará a quarta edição do Domingo de Dados (7.ago.2022), dedicado a cursos, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados. 

2019, 2020 e 2021

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji é considerado um dos maiores eventos de jornalismo da América Latina. Em razão da pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram gratuitas e on-line. Nesses dois anos, 10 mil pessoas se inscreveram e cerca de 50% assistiram aos conteúdos. Em 2019, data do último Congresso presencial, foi registrado o segundo maior público da história, com cerca de 1.200 pessoas, que assistiram a 91 painéis e oficinas de 187 palestrantes, sendo 15 estrangeiros.

Serviço

17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.
Versão on-line: 3 e 4 de agosto, com acesso gratuito
Versão presencial: 5, 6 e 7 de agosto, com ingressos pagos
Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP)
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo, 01242-902
Inscrições em: http://congresso.abraji.org.br/

Dúvidas e sugestões deverão ser encaminhas para [email protected].

Assinatura Abraji