Gênero, jornalismo e arte se encontram em evento no Rio de Janeiro
  • 24.11
  • 2017
  • 13:59
  • Mariana Gonçalves

Formação

Gênero, jornalismo e arte se encontram em evento no Rio de Janeiro

A Gênero e Número, iniciativa de jornalismo de dados voltada ao debate de gênero, realiza no próximo 5.dez.2017 o evento “Diálogos Gênero e Número – dados, jornalismo e arte para falar sobre direitos”. O encontro é gratuito e será realizado das 10h às 17h no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. Na ocasião, haverá o lançamento dos resultados da pesquisa “Mulheres na mídia”, feita pela GN em parceria com a Abraji. 

Os painéis do evento debaterão temas como acesso à informação e direitos das mulheres, os desafios para a equidade de gênero a partir dos dados de hoje e estatísticas sobre identidade de gênero, direito à cidade e violência contra mulheres indígenas e quilombolas. Não é necessário fazer inscrição. 

“No evento, queremos olhar quais temas são imprescindíveis para a agenda de direitos e que demandam informação qualificada”, diz a diretora da Gênero e Número, Giulliana Bianconi. O objetivo é reunir profissionais de diferentes áreas e refletir sobre esses assuntos a partir de dados e números. “Em que pé do debate estamos? Como a sociedade acessa dados sobre esses assuntos? Existem dados?”, provoca Bianconi. “Só saberemos falar direito se soubermos o contexto.”

Entre as convidadas, estão a editora do The Intercept Brasil, Cecília Oliveira, a colunista do jornal O Globo Flávia Oliveira, a repórter da Agência Pública Andrea Dip e a pesquisadora de política de drogas Ana Paula Pellegrino. Para o lançamento da pesquisa da Abraji, estarão no evento o presidente da associação, Thiago Herdy, as diretoras Alana Rizzo e Maiá Menezes e a jornalista Natália Mazotte, cofundadora da GN. Ao fim das mesas, haverá happy hour com pocket show da cantora paulista Laura Lavieri.

Jornalistas, artistas, representantes da academia e de movimentos sociais são convidados a comparecer. Um dos objetivos do evento, de acordo com a organização, é promover o debate e a reflexão a partir de diferentes perspectivas. 

A organização ainda oferecerá transporte gratuito para o evento, do metrô Glória ao Parque das Ruínas. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.

Oficinas e Data ART

Além das mesas no dia 5, a Gênero e Número realizará, em 30.nov.2017, duas oficinas sobre visualização de dados e acesso à informação – ambas voltadas à produção de conteúdos sobre estatísticas sobre gênero. São 30 vagas para cada oficina. A participação é gratuita.

Interessados em inscrever na oficina “dos dados à visualização”, das 16h30 às 18h, devem se registrar aqui. Para se inscrever na atividade sobre acesso à informação para jornalistas, das 14h às 16h, com mentoria da ARTIGO 19, clique aqui

As pessoas que se inscreverem nas oficinas poderão participar de visita guiada da exposição Data ART – Arte baseada em dados, que reúne obras inspiradas em reportagens que denunciam a desigualdade de gênero na América Latina. Com inauguração no dia 30, é a primeira vez da exposição no Brasil.

Nesta edição, a mostra terá uma obra inédita desenvolvida pela Gênero e Número em parceria com o Instituto Igarapé e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre violência contra mulheres negras. A jornalista espanhola e idealista da Data ART, Cristina Algarra, estará na abertura.

Serviço

Diálogos Gênero e Número

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa – Rio de Janeiro, RJ

5 de dezembro, das 10h às 17h

Acesse aqui a página no Facebook 

Assinatura Abraji