Daniela Chiaretti é a terceira convidada do programa Jornalismo Essencial - Diálogos
  • 26.03
  • 2021
  • 17:08
  • Abraji

Formação

Daniela Chiaretti é a terceira convidada do programa Jornalismo Essencial - Diálogos

No programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” da próxima terça-feira (30.mar.2021), Marcelo Beraba entrevista Daniela Chiaretti, repórter especial do Valor Econômico há 16 anos. O terceiro encontro virtual da série vai ao ar às 19h, no Youtube, Facebook e Instagram da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 

Chiaretti passou pelas redações de Veja, Folha de S.Paulo, UOL e Marie Claire. Quando viveu em Berlim, descobriu o movimento verde alemão, o que despertou o interesse para as questões socioambientais. Foi do Ártico à Antártica, viajou por todos os continentes e esteve na Amazônia mais de 40 vezes. 

Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental, com a reportagem feita no Ártico sobre o impacto do aquecimento global na região do Pólo Norte. Em 2019, recebeu a insígnia de Chevalier da Ordem Nacional do Mérito concedida pelo governo francês em reconhecimento a seu trabalho.

Na live, o primeiro presidente da Abraji e um dos fundadores da associação, Marcelo Beraba, irá conversar com Chiaretti sobre a essência do jornalismo e os trabalhos mais marcantes da convidada, assim como os pontos de inflexão na carreira e os desafios da profissão.
Beraba e Chiaretti vão comentar três reportagens: “Expedição ao Ártico”, “Madrugada triste foi aquela” e “Índios ameaçam guerra contra Belo Monte”. 

A primeira reportagem, já citada acima, mergulha nos impactos da mudança climática no Pólo Norte. Em 2010, Chiaretti decidiu embarcar por conta própria em um navio do Greenpeace que levava equipamentos para cientistas que trabalhavam no Círculo Polar Ártico. 

“Madrugada triste foi aquela” conta o que aconteceu nas três reuniões com líderes de todo o mundo que decidiram o destino da Conferência do Clima de Copenhague. A repórter conseguiu o trecho de uma conversa em que um graduado funcionário da Casa Branca explicava a seus interlocutores um dos enigmas da COP-15: como aconteceu a reunião entre Obama e o povo do Basic (grupo das economias emergentes formado por Brasil, África do Sul, Índia e China). 

“Índios ameaçam guerra contra Belo Monte” revela os conflitos entre grupos indígenas e a construção da hidrelétrica de Belo Monte. De origens distantes e diversas, os grupos se uniram e declararam que iriam à guerra, caso o governo insistisse na criação da barragem. 

Neste link é possível encontrar as reportagens que serão analisadas no programa. “Jornalismo Essencial - Diálogos” será transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram da Abraji, na terça, 30.mar.2021, às 19h. 

Repositório de Lives

No primeiro programa, Marcelo Beraba entrevistou Rubens Valente. Os jornalistas conversaram sobre a essência da profissão e analisaram três reportagens do convidado. Natália Viana foi a segunda participante da série, com duas reportagens avaliadas. 
Para facilitar o acesso aos encontros virtuais e ao material exibido, foi criado um repositório dos programas já transmitidos. Confira aqui

Assinatura Abraji