Natalia Viana é a segunda entrevistada do programa Jornalismo Essencial - Diálogos
  • 12.03
  • 2021
  • 15:30
  • Abraji

Formação

Natalia Viana é a segunda entrevistada do programa Jornalismo Essencial - Diálogos

Marcelo Beraba recebe Natalia Viana, jornalista e cofundadora da Agência Pública, em seu programa de entrevistas ao vivo, Jornalismo Essencial - Diálogos. O programa vai ao ar na próxima terça-feira (16.mar.2021), às 19h, no Youtube, Facebook e Instagram da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

Primeiro presidente da Abraji e um dos fundadores da associação, Beraba comanda a entrevista sobre a essência do jornalismo e os trabalhos mais marcantes da convidada, assim como os pontos de inflexão na carreira e os desafios da profissão.

Natalia Viana é uma das fundadoras da Agência Pública, a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país, que completa 10 anos neste mês de março. Em entrevista à Abraji, afirmou que o marco tem um significado especial também por ser uma agência dirigida por mulheres.

“Rompemos muitas barreiras no jornalismo investigativo por ser uma organização orgulhosamente fundada e dirigida por mulheres, em uma década em que ainda havia (e ainda há) muita resistência quanto à capacidade das mulheres de fazerem investigações sensíveis, pesadas e de impacto” - disse Viana.

Jornalista há 20 anos, além de diretora da Pública, Viana é autora e coautora de livros sobre violações de direitos humanos e já venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog, Comunique-se, Troféu Mulher Imprensa, Gabriel García Márquez e Ortega y Gasset.

Nesta terça-feira, Beraba e Natalia Viana comentam duas reportagens:  "São Gabriel e seus demônios" e  “Efeito Colateral”.  

São Gabriel e seus demônios” é um mergulho nas profundezas da Amazônia e um relato de um fenômeno social praticamente desconhecido do resto do Brasil: os dramas que levam jovens índígenas ao suicídio. São Gabriel é o município recordista nas estatísticas de suicídio por habitante dos municípios brasileiros, segundo dados do Mapa da Violência 2014, da Secretaria-Geral da Presidência da República. A reportagem ganhou o Prêmio Gabriel García Márquez em 2016.

Os dois conversarão ainda sobre a série de reportagens “Efeito Colateral”, realizada por Natalia Viana entre outubro de 2018 e abril de 2020. Finalista do prêmio Global Shining Light Award, a série investiga o ‘dano colateral’ do crescente emprego das Forças Armadas em operações de segurança pública: civis inocentes mortos, casos sem solução e famílias sem Justiça.

“Natalia Viana é uma das melhores repórteres de uma geração que vem renovando a investigação jornalística. A nossa conversa coincidirá com as comemorações dos dez primeiros anos da Agência Pública, uma das forças do nosso melhor jornalismo profissional. Deverá ser um ótimo programa” - diz Marcelo Beraba. 

.: A Abraji disponibilizou as reportagens que serão analisadas durante o programa “Jornalismo Essencial - Diálogos”. Acesse o material neste link.  

Assinatura Abraji