Curso de jornalismo ambiental da Abraji em parceria com a CIJ recebe 90 inscrições
  • 24.07
  • 2023
  • 16:34
  • Abraji

Formação

Curso de jornalismo ambiental da Abraji em parceria com a CIJ recebe 90 inscrições

O curso de jornalismo ambiental, organizado pela Abraji em parceria com a Open Climate Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), recebeu 90 inscrições de profissionais de todo o país. Agora, a comissão organizadora avalia os pré-requisitos para selecionar 10 pessoas que participarão do treinamento em Belém, no Pará, de 21 a 24 de agosto.

Ao fim do treinamento, serão selecionadas duas ideias de reportagem que receberão apoio financeiro e técnico para a execução e publicação com o prazo final até janeiro de 2024. 

Do total de inscritos, 58 são mulheres cis, 28 homens cis, três não-binários e uma pessoa que preferiu não indicar gênero. Na questão racial, 34 se identificaram como pardos, 13 como pretos, 40 como brancos, 2 como indígenas e 1 como amarelo.

Foram recebidas inscrições de jornalistas que atuam em 20 estados. São eles: São Paulo, Pará, Acre, Amazonas, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e Bahia.

Serão selecionados cinco jornalistas que atuam e moram em estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) e outros cinco de outras regiões do Brasil.

Os/as jornalistas selecionados/as participarão do treinamento presencial de quatro dias, com um total de 24 horas de atividades sobre aspectos da mudança climática, investigação jornalística ambiental e atuação de defensores ambientais nesse contexto. As passagens e a hospedagem serão custeadas pela Abraji e o OCRI/CIJ. 

O treinamento integra as atividades do programa Defensores Ambientais - uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.

Os nomes dos participantes selecionados serão divulgados no site da Abraji no dia 31 de julho. 

Crédito da foto: mantaphoto/Getty Images

Assinatura Abraji