Abraji seleciona 10 jornalistas para curso ambiental em Belém
  • 05.07
  • 2023
  • 13:00
  • Abraji

Formação

Abraji seleciona 10 jornalistas para curso ambiental em Belém

A Abraji, em parceria com a Open Climate Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), lança nesta quarta-feira (5.jul.2023) um edital para profissionais interessados em participar de um curso de jornalismo ambiental, que será realizado em Belém, de 21 a 24 de agosto. Serão selecionadas dez pessoas, sendo que cinco vagas são para jornalistas da Amazônia Legal. As despesas do curso, que faz parte do programa Defensores Ambientais, serão custeadas pela Abraji, com financiamento da Agence Française de Développement (AFD).

O programa Defensores Ambientais é coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.

Confira a íntegra do edital.

APRESENTAÇÃO

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), vai selecionar 10 jornalistas que cobrem a pauta ambiental para um treinamento com foco em mudanças climáticas, em Belém, no Pará.

Do total de vagas, 5 (cinco) são para jornalistas que atuam e moram em estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) e as outras 5 (cinco) para jornalistas de outras regiões do Brasil.

O treinamento será em Belém (PA), no período de 21 a 24 de agosto de 2023, e faz parte do programa Defensores Ambientais - uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.

Os/as jornalistas selecionados/as participarão do treinamento presencial de quatro dias, com um total de 24 horas de atividades sobre aspectos da mudança climática, investigação jornalística ambiental e atuação de defensores ambientais nesse contexto. As passagens e a hospedagem serão custeadas pela Abraji e o OCRI/CIJ. 

Ao fim do treinamento, serão selecionadas duas ideias de reportagem que receberão apoio financeiro e técnico para a execução e publicação com o prazo final até janeiro de 2024. As ideias deverão ser sobre aspectos da mudança climática, investigação jornalística ambiental e atuação de defensores ambientais nesse contexto, na região da Amazônia Legal.

As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário e serão aceitas de 5 a 21 de julho de 2023.

Todas as inscrições recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e do OCRI/CIJ, que deverá considerar critérios de gênero, etnia, raça e região, com incentivo a pessoas nascidas ou que moram na Amazônia Legal. Além de (para a proposta de reportagem): adequação ao tema, originalidade da proposta, impacto social, criatividade, previsibilidade de execução e diversificação de fontes.

INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES

Podem se inscrever jornalistas que atuam na cobertura ambiental nos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) e de outras regiões do país.

Para se inscrever na seleção para o treinamento, o jornalista interessado deve preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados e apresentar:

Uma pré-proposta de ideia de reportagem investigativa sobre mudanças climáticas e a relação com a Amazônia Legal - temas como o impacto do desmatamento, populações locais afetadas, crimes ambientais, ataques contra defensores ambientais, desequilíbrio da biodiversidade, emergências climáticas, cadeias de produção envolvidas etc. 
A ideia precisa ter sugestões de fontes que serão consultadas, período em que deve ser produzida, previsão de publicação, e plano inicial de segurança durante a execução da reportagem. Pelo menos uma das fontes a serem consultadas precisam ser defensores ambientais (veja abaixo em negrito itens obrigatórios da proposta).
A ideia de reportagem pode ser para publicação em texto, vídeo, ou áudio, sendo necessária essa indicação na proposta da pauta, assim como a previsão de orçamento.

Não serão aceitas inscrições realizadas fora do prazo, que não tenham preenchido o formulário completo ou que não tenham apresentado a proposta de reportagem investigativa sobre mudanças climáticas de até três páginas, com descrição da hipótese de pauta, locais a visitar se necessário, equipe, recursos tecnológicos necessários, planejamento cronológico de atividades, metodologias de segurança física e digital, gastos previstos, informar se já tem um pré-acordo para publicação do material em algum veículo de mídia, e uma explicação de como o tema se liga às mudanças climáticas e aos defensores do meio ambiente e à Amazônia Legal.

Os participantes selecionados serão divulgados no site da Abraji no dia 31 de julho.

Em casos de eventuais desistências ou selecionados que não obedeçam às regras descritas, outros candidatos serão convocados.

QUEM PODE CONCORRER AO EDITAL

Serão aceitas inscrições de jornalistas que tenham pelo menos uma reportagem sobre jornalismo ambiental, mudanças climáticas e/ou defensores ambientais veiculada na internet, jornal, TV, documentário, entre outros.

Podem participar jornalistas experientes ou em início de carreira.

Não serão aceitos jornalistas ligados a partidos políticos, a órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário ou a entidades que promovam lobby empresarial.

SOBRE O TREINAMENTO

Os jornalistas selecionados por este regulamento participarão do treinamento com foco em mudanças climáticas ministrado por especialistas e estudiosos conhecedores do tema.

O treinamento prevê abordar técnicas para coleta, entrevista e apresentação de dados para projetos de reportagem ambiental, habilidades e ferramentas para análise de satélites, análise de dados sobre desmatamento no Brasil (Prodes e Deter), ferramentas de dados do uso do solo (MapBiomas), dados sobre emissões de gases de efeito estufa no Brasil (SEEG), conceitos básicos sobre mudanças do clima, estratégias de greenwashing e o avanço do conceito ESG, como cobrir casos de emergência climática, aspectos financeiros da mudança climática - como acompanhar o dinheiro das cadeias produtivas que se beneficiam ou agravam a mudança climática, riscos da mudança climática para populações locais, técnicas de segurança digital e física, informações sobre defensores ambientais que estudam a mudança climática e a emergência climática, e os desafios de segurança, estruturais ou legais que essas pessoas enfrentam.

Os custos que os organizadores do treinamento irão pagar são estes: passagem aérea ida e volta, hospedagem de cinco noites, deslocamento até o local do treinamento ou hotel e um per diem (ajuda de custo) para alimentação. 

Apoio para reportagens investigativas sobre mudanças climáticas

As dez pessoas selecionadas para o treinamento, após seu término, deverão apresentar sua ideia final de reportagem - que pode ser a mesma da inscrição ou outra, refeita a partir do conteúdo aprendido. 

Ao final do treinamento, serão selecionadas para execução duas propostas de reportagens como citado no item “INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES”. Essas propostas, após serem aceitas, poderão sofrer ajustes conforme entendimento do autor da proposta e do corpo técnico da seleção.

Os selecionados receberão apoio financeiro de até R$ 15.000 (quinze mil reais) para a execução das reportagens. Os recursos deverão ser usados apenas em itens ligados à produção da reportagem (80%) - o orçamento para a reportagem deve ser contemplado, incluindo viagem de campo, contratação de fornecedores ou outros custos previstos.  E o restante (20%) o jornalista pode usar como recursos de management fee (taxas administrativas) e custos livres (material de escritório, utilidades, aluguel, alimentação). O pagamento dos R$ 15.000 será feito em duas parcelas. 

Outros valores como a remuneração pelo trabalho dos jornalistas, sejam contratados ou freelancers, deve ser tratado diretamente com os veículos de comunicação em que o jornalista publicará seu material.  Ao final, o jornalista deverá prestar contas de todos os gastos junto às organizadoras deste edital - serão solicitadas as Notas Fiscais e comprovação dos custos do projeto.

As duas ideias de reportagem selecionadas também terão o apoio de técnico de quatro mentores com  experiência em reportagens ambientais sobre mudanças climáticas e a Amazônia Legal. 

As duas ideias selecionadas terão um prazo para apresentar uma carta de intenções de publicação do trabalho em um ou mais veículos de comunicação. Caso não apresentem outras pessoas poderão ser selecionadas. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A inscrição do jornalista interessado está condicionada à apresentação da proposta de reportagem e disponibilidade de participar presencialmente do treinamento em Belém durante quatro dias.

Este regulamento prevalece sobre qualquer informação divergente em relação à seleção.

A participação neste regulamento implica a aceitação irrestrita deste documento.

Na hipótese de alguma alteração deste regulamento, a Abraji divulgará sua decisão pelo site da Associação, conferindo, caso aplicável, prazo adicional para novas inscrições ou modificações das inscrições já realizadas.

Dúvidas sobre este regulamento podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected].
 

Crédito da foto: bitenka/Getty Images

Assinatura Abraji