Conheça os jornalistas selecionados para participar da versão presencial do 17º Congresso da Abraji
  • 15.06
  • 2022
  • 14:00
  • Abraji

Formação

Conheça os jornalistas selecionados para participar da versão presencial do 17º Congresso da Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional - Brasil (TI) anunciam, nesta quarta-feira (15.jun.2022), os nomes dos/as jornalistas selecionados/as para participar gratuitamente da versão presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontecerá em agosto, em São Paulo. Dez jornalistas dos estados que compõem a região da Amazônia Legal terão os custos de passagem e hospedagem cobertos pelas organizações, além de acesso gratuito ao evento, promovido pela Abraji

A decisão de priorizar profissionais que atuam na Amazônia Legal busca trazer mais visibilidade e apoio a jornalistas que atuam na região, dado os desafios específicos, em especial, para quem cobre as agendas socioambiental e de corrupção. 

Essa escolha precede o desaparecimento do correspondente britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. “Tanto a Abraji quanto a TI já estavam preocupadas com a escalada de ataques a jornalistas na região, onde é notória a ausência do Estado”, ressalta Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji e um dos curadores do edital. A partir do lançamento do edital, em 25.mai.2022, as duas organizações selecionaram jornalistas que tenham feito reportagens sobre transparência e integridade e sua relação com os temas meio ambiente, improbidade administrativa, licitações e obras públicas, segurança pública, dados abertos, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros.

Confira os nomes das 10 pessoas selecionadas: 

Ariel Rodrigues Bentes - Manaus, Amazonas
Cícero de Oliveira Pedrosa Neto - Tracuateua, Pará
Elaíze de Souza Farias - Manaus, Amazonas
Fabiano Villela dos Santos - Belém, Pará
Fábio Diniz e Silva - Porto Velho, Rondônia
Felipe S. Duran - São Luís, Maranhão
Luciene Marçal de Araújo - Porto Velho, Rondônia
Maria Luiza da Silva Dacio - Manaus, Amazonas
Valéria Oliveira dos Santos - Boa Vista, Roraima
Yasmim Oliveira - Cuiabá, Mato Grosso 

A equipe responsável pelo edital entrará em contato com os/as selecionados/as por e-mail para que confirmem seu interesse em participar do evento. Os escolhidos terão até o dia 20.jun.2022 para indicar as datas e horários de suas viagens de ida e volta.

Para mais informações sobre este edital, clique aqui.

Congresso da Abraji

Pela primeira vez, o Congresso da Abraji será misto - com sessões totalmente remotas e outras presenciais, em São Paulo. Durante dois dias (3 e 4.ago.2022), os participantes poderão acessar cursos, palestras e debates numa plataforma on-line e gratuita. A versão presencial será nos dias 5 e 6.ago.2022, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, que também abrigará a quarta edição do Domingo de Dados (7.ago.2022), dedicado a cursos, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados. As inscrições serão abertas em breve. Para saber mais sobre convidados e temas confirmados, acesse esta matéria.

Assinatura Abraji