Transparência Internacional - Brasil vai levar jornalistas da Amazônia ao Congresso da Abraji
  • 25.05
  • 2022
  • 17:00
  • Abraji

Formação

Transparência Internacional - Brasil vai levar jornalistas da Amazônia ao Congresso da Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional - Brasil vão apoiar a participação de 10 profissionais de imprensa na versão presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorrerá de 5 a 7.ago.2022, em São Paulo.  

A intenção é levar para o evento jornalistas investigativos com atuação local nos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e Maranhão). 

O grupo terá acesso a palestras, rodas de conversa, cursos e oficinas que serão realizados no campus da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, região central da capital paulista. Passagens aéreas, hospedagem e ingresso do Congresso serão cobertos pela Abraji e Transparência Internacional - Brasil.

Quem pode concorrer ao edital:

  • Serão aceitas inscrições de jornalistas que tenham pelo menos uma reportagem sobre questões relacionadas à transparência e à integridade que, por exemplo, envolva temas como meio ambiente, obras de infraestrutura, improbidade administrativa, licitações e obras públicas, segurança pública, dados abertos, lavagem de dinheiro e corrupção.
  • O formato de publicação é amplo: internet, jornal, TV, documentário, entre outros.
  • É valorizada a diversidade de gênero, etnia, raça e região na seleção.
  • Podem participar jornalistas residentes no estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão)
  • Podem participar jornalistas experientes ou em início de carreira.
  • Não serão aceitos jornalistas ligados a partidos políticos, a órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário ou a entidades que promovam lobby empresarial. 
  • Em casos de eventuais desistências ou selecionados que não obedeçam às regras descritas, outros candidatos serão convocados. 

Benefícios

Os 10 jornalistas escolhidos terão entrada gratuita na versão presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e também terão passagens aéreas e hospedagens pagas. 

Veja o edital e como se inscrever neste link. O prazo se inicia em 25.mai.2022 e vai até 8.jun.2022.

Todas as propostas recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e da Transparência Internacional - Brasil. Os nomes dos selecionados devem ser divulgados em 13.jun.2022.

Congresso da Abraji

Pela primeira vez, o Congresso da Abraji  será misto - com sessões totalmente remotas e outras presenciais, em São Paulo. Durante dois dias (3 e 4.ago.2022), os participantes poderão acessar cursos, palestras e debates numa plataforma on-line e gratuita. A versão presencial será nos dias 5 e 6.ago.2022, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, que também abrigará a quarta edição do Domingo de Dados (7.ago.2022), dedicado a cursos, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados. As inscrições serão abertas em junho.

Foto de capa: Reprodução/Unsplash
 

Assinatura Abraji