Comprova inicia segunda turma do Programa de Residência
  • 07.02
  • 2022
  • 15:02
  • Abraji

Formação

Comprova inicia segunda turma do Programa de Residência

O Projeto Comprova, coalizão de veículos brasileiros liderada pela Abraji para investigar desinformação sobre políticas públicas nas redes sociais, divulgou a lista dos participantes da segunda turma do Programa de Residência. A nova edição tem seis residentes e teve início na segunda-feira, 31.jan.2022.

Por um período de oito semanas, os participantes vão trabalhar diretamente com as equipes do Comprova para a verificação de conteúdos suspeitos compartilhados nas redes. Os jornalistas selecionados participaram da terceira turma do curso online e gratuito “Monitoramento e investigação de conteúdos digitais”, promovido pela Abraji e com apoio da Google News Initiative, em novembro de 2021. 

A primeira edição do Programa de Residência contou com nove jornalistas de três regiões do país: Sul, Sudeste e Nordeste. De setembro a novembro de 2021, os residentes produziram colaborativamente 12 reportagens, que tinham em sua maioria a verificação de conteúdos de apoio aopresidente Jair Bolsonaro (PL) e antivacinação contra covid-19.

“São três ou quatro jornalistas de locais diferentes trabalhando na apuração, depois outros tantos entram para a revisão e o conteúdo ainda passa pelo crivo dos editores do projeto. Esse suporte faz a diferença na apuração e se reverte em um conteúdo de qualidade para o público”, conta Bruno Elmano, residente da primeira turma do programa.

Após se voluntariarem para determinada checagem, os residentes se reuniam em um grupo de WhatsApp, onde conversavam sobre o encaminhamento da apuração. “O curso é essencial para jornalistas que tenham interesse em entender o ecossistema da desinformação no Brasil e as ferramentas necessárias para desmentir um conteúdo enganoso”, aponta Caroline Farah, também residente da primeira edição.

O trabalho colaborativo foi outro ponto destacado pela equipe. “Não se faz jornalismo sozinho e ter trocado e aprendido diariamente com profissionais de diferentes lugares e veículos, em prol da informação de um todo, foi uma grande conquista”, afirma outra participante, Flávia Terres.

Nos últimos dois anos, o Projeto Comprova venceu a 46ª edição Prêmio Aberje na categoria “Mídia Especializada do Ano” e recebeu o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa como reconhecimento da importância do jornalismo e da cooperação entre veículos de comunicação e seus profissionais no combate à pandemia de covid-19.

O Comprova é uma iniciativa da First Draft, com financiamento do Meta e do Google News Initiative, e apoio do WhatsApp.

Confira a lista dos novos participantes:

Vitor Valente da Rosa - Rio Grande (RS)
Wellington Felipe Hack - Santa Maria (RS)
Nicolle Timm - Rio de Janeiro (RJ)
Ricardo Dias de Oliveira Filho - São Paulo (SP)
Francine Natasha Alves de Oliveira - Juiz de Fora (MG)
Mayara Wasty - Maceió (AL)
 

Assinatura Abraji