Abraji abre 2ª turma para curso de monitoramento e investigação de conteúdos digitais
  • 20.10
  • 2021
  • 10:00
  • Abraji

Formação

Abraji abre 2ª turma para curso de monitoramento e investigação de conteúdos digitais

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abre nesta quarta-feira, 20.out.2021, as inscrições para a segunda turma do curso on-line gratuito “Monitoramento e investigação de conteúdos digitais”. A primeira edição do curso foi realizada em jul.2021 e teve 3.113 inscritos.

Inscreva-se aqui.

Destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, o programa de treinamento visa a monitorar temas, personagens e plataformas digitais, além de investigar conteúdos produzidos pela audiência ou conteúdos suspeitos que disseminam desinformação nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem. O programa tem financiamento da Google News Initiative.

O curso está baseado em quatro eixos, que procuram cobrir os aspectos principais do trabalho de investigação de conteúdos digitais: Desinformação, Monitoramento, Verificação e Narrativas. 

Durante três semanas, de 8 a 26.nov.2021, haverá aulas assíncronas e sessões on-line de tira-dúvidas diretamente com os instrutores, em um total de 28 horas/aula. As sessões gravadas na primeira versão do curso farão parte do conteúdo desta segunda edição. 

Os alunos que cumprirem todas as etapas no prazo receberão certificados de participação e poderão se candidatar a uma vaga no programa de Residência do Projeto Comprova, que recebe jornalistas para um período de dois meses de experiência não remunerada atuando em verificações no Comprova.

O Projeto Comprova, liderado pela Abraji, reúne jornalistas de 33 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, eleições e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

O curso tem como instrutores os seguintes jornalistas: Claire Wardle (First Draft), Patricia Campos Mello (Folha de S.Paulo/Abraji), Daniel Bramatti (Estadão Verifica), Taís Seibt (Fiquem Sabendo), Ana Carolina Moreno (TV Globo), José Antonio Lima e Hélio Miguel Filho (Projeto Comprova), Cido Coelho (SBT), Luisa Alcantara e Silva (Folha de S.Paulo) e Alessandra Monnerat (Estadão Verifica). A coordenação é de Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Abraji.

As inscrições podem ser feitas por este formulário até o dia 03.nov.2021.

 

Siga a Abraji nas redes sociais:
Twitter | Instagram | Facebook

Assinatura Abraji