- 27.11
- 2020
- 16:44
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Campanha da Abraji oferece conteúdo completo do 15º Congresso aos associados
A Abraji está em campanha para atrair novos(as) sócios(as) e fortalecer o apoio às causas que defende: a liberdade de expressão e de imprensa, o acesso à informação e a capacitação permanente dos jornalistas. Um dos benefícios propostos pela ação é oferecer a seus associados e associadas todo o conteúdo do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado virtualmente em setembro. Para se associar, clique aqui.
Ao longo do primeiro Congresso on-line da Abraji, foram discutidos, entre outros temas, cobertura ambiental, racismo nas redações, técnicas de apuração, segurança da informação, ferramentas de dados, pandemia, desinformação, violência contra mulheres, educação midiática, ataques à democracia e Lei de Acesso à Informação (LAI).
O diretor da Abraji, Luiz Fernando Toledo, e a gerente de projetos da Transparência Brasil, Marina Atoji, ministraram um minicurso sobre como usar a LAI. Para quem nunca usou o recurso, a aula vai das origens da legislação, articulação da qual a Abraji fez parte, até exemplos práticos de reportagens produzidas a partir de pedidos de informação.
Em um dos painéis de bastidores de reportagem, Juliana Dal Piva, jornalista de O Globo, e Juliana Castro, repórter da Veja, contam como usaram a Lei de Acesso à Informação para revelar a rede de funcionários fantasmas ligados à família presidencial. A reportagem, ganhadora do Prêmio da Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE) em 2019, encontrou relações familiares entre 102 assessores, 35% dos nomeados pelo clã Bolsonaro. Esse grupo custou R$ 65 milhões aos cofres públicos.
Além dos minicursos, palestras e bastidores de reportagem do evento principal do 15º Congresso, estão disponíveis as oficinas do 2º Domingo de Dados e as apresentações do VII Seminário de pesquisa. São mais de 50 horas de conteúdo no total. Um lembrete importante: não serão emitidos certificados de participação. O objetivo é liberar as palestras para quem não pôde assisti-las durante o período em que o congresso ficou no ar.
Alguns benefícios de se tornar associado(a)
- Prioridade e descontos na inscrição para cursos on-line, seminários e congressos realizados pela Abraji;
- Acesso à lista de e-mails exclusiva para associados(as) - ferramenta para descobrir fontes, desenvolver pautas e discutir práticas jornalísticas;
- Acesso garantido ou facilitado a ferramentas como CrowdTangle, VPN e projetos inovadores, como CruzaGrafos e Publique-se;
- Integrar e ajudar a construir uma organização de jornalistas completamente independente e sem filiação político-partidária.