Abraji publica artigos e TCCs selecionados para o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
  • 14.09
  • 2023
  • 12:30
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji publica artigos e TCCs selecionados para o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Jornalistas, estudantes, pesquisadores e interessados em estudos sobre jornalismo investigativo e comunicação agora podem conferir os artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) selecionados no edital do X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Os trabalhos foram publicados nesta quinta-feira (14.set.2023) pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), na nova plataforma do Seminário de Pesquisa, que passa a agrupar também os TCCs escolhidos.

Este ano, a exemplo de anteriores, o Seminário de Pesquisa esteve integrado à programação do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, também promovido pela Abraji, que reuniu mais 1500 pessoas, de 29 de junho e 2 de julho, em São Paulo, para debater e acompanhar discussões sobre bastidores de reportagens investigativas, projetos inovadores, técnicas de apuração, além de temas caros ao jornalismo e à democracia.

O edital da 10ª edição trouxe algumas mudanças, dentre elas os benefícios oferecidos aos autores dos trabalhos aprovados, cujas despesas de hospedagem e de transporte, terrestre ou aéreo, em território nacional, foram cobertas pela Abraji

Divididas em três sessões, as apresentações dos trabalhos ocorreram na ESPM, em São Paulo, no dia 29 de junho, e contaram com transmissão simultânea pela internet.

Os artigos desta edição estão disponíveis nos Anais do Seminário de Pesquisa e os TCCs nesta página específica.

Com a publicação dos trabalhos, foi lançado o novo site do Seminário de Pesquisa, que exibe uma nova identidade visual e inaugura uma seção para agregar os trabalhos de conclusão de curso reconhecidos ao longo dos anos.

A plataforma continua reunindo os trabalhos das edições anteriores do Seminário de Pesquisa, com exceção da IX, em que foram selecionados resumos científicos expandidos de estudos em andamento sobre jornalismo investigativo.

Quanto ao concurso de TCCs, estão agrupados os trabalhos escolhidos em 2023, 2022 e 2021. Os TCCs referentes a anos anteriores serão disponibilizados pela Abraji em um outro momento.

Assinatura Abraji