Abraji lança relatório sobre transparência na Polícia Militar em evento no Rio
  • 18.05
  • 2023
  • 20:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Abraji lança relatório sobre transparência na Polícia Militar em evento no Rio

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou na terça-feira (16.mai.2023), o Mapa de Acesso a Informações Públicas 2023, que avalia a transparência da Polícia Militar de todos os estados e do Distrito Federal. O evento de lançamento, que ocorreu na ESPM Rio de Janeiro, também marcou os 11 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O Mapa é um levantamento realizado periodicamente pela Abraji, que analisa o estado da transparência pública no país. Nesta edição, retomou e atualizou o tema do acesso à informação na Polícia Militar, abordado pela primeira vez no Mapa de 2014. Para isso, a pesquisa analisou os sites institucionais das 27 PMs do país e mais de 300 pedidos de informação enviados às corporações pelo projeto. Para conferir os principais resultados do Mapa 2023, clique aqui. O relatório completo também já está disponível.

O encontro foi mediado pela jornalista e coordenadora do Programa Tim Lopes da Abraji, Angelina Nunes, e contou com a abertura de Luiz Roberto Romero, diretor acadêmico de pós-graduação da ESPM, e o debate entre Guilherme Barbosa, analista de transparência da Transparência Brasil; Rafael Soares, repórter especial do jornal O Globo; e Manuella Caputo, coordenadora de LAI da Abraji e autora do Mapa 2023

Além do lançamento do relatório, o evento proporcionou um debate sobre transparência na segurança pública. Os convidados comentaram os caminhos para se obter informações de segurança por meio da LAI, o que fazer quando há descumprimento da legislação e a importância do acesso à informação para a garantia dos direitos humanos.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e a gravação segue disponível no canal da Abraji.
 

Assinatura Abraji