Abraji e Meta divulgam selecionados para o programa Acelerando a Transformação Digital
  • 31.03
  • 2022
  • 18:06
  • Abraji

Formação

Abraji e Meta divulgam selecionados para o programa Acelerando a Transformação Digital

Foram selecionados os 80 projetos para o programa “Acelerando a Transformação Digital”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ). Os participantes vão receber mentoria com especialistas durante três meses, de maio a julho deste ano, e contarão com apoio financeiro de até US$ 2.500 cada um. 

Avaliados por representantes do ICFJ, os candidatos enviaram uma proposta de reportagem ou novo produto (ou novo projeto) para uma organização de mídia local listada no Atlas da Notícia, com foco em regiões de deserto ou quase-deserto de notícias. A iniciativa visa estimular o fortalecimento do jornalismo local no Brasil e reduzir o número de municípios considerados desertos de notícias, avaliado em 9,5% do total de cidades.

Os projetos selecionados seguiram os critérios para inscrição, incluindo a participação do jornalista inscrito em pelo menos uma das três edições dos cursos de jornalismo local ministrados pela Abraji. Esses treinamentos, realizados entre 2019 e 2021, contaram com mais de 10 mil inscritos e abordaram temas como sustentabilidade e produção editorial.

Para Natalia Mazotte, presidente da Abraji,  o programa é fundamental para fomentar o jornalismo local no país. “Esperamos que, com as mentorias e o apoio financeiro, mais jornalistas possam produzir informações de qualidade sobre e para suas comunidades”, afirma.

Acesse a lista de selecionados aqui.

Assinatura Abraji