Abraji e Meta anunciam programa de mentoria e apoio financeiro para jornalistas
  • 05.01
  • 2022
  • 17:46
  • Abraji

Formação

Abraji e Meta anunciam programa de mentoria e apoio financeiro para jornalistas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Meta Journalism Project abrem, nesta quarta-feira (5.jan.2022), as inscrições para o programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para profissionais e estudantes que tenham participado de uma das três edições dos cursos de jornalismo local da Abraji. Os treinamentos abordaram tanto questões de produção editorial quanto de sustentabilidade e foram realizados entre 2019 e 2021, somando 10,1 mil inscritos.

Promovido em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ), o programa oferecerá mentoria com especialistas do mercado e apoio financeiro para os selecionados, com uma bolsa de até US$ 2.500. Acelerando a Transformação Digital tem início em fev.2022 e busca fomentar o ecossistema de notícias no Brasil por meio do fortalecimento do jornalismo local. 
 

Inscreva-se aqui
 

Para concorrer, os jornalistas e estudantes de jornalismo devem ser contratados, colaborar ou ter colaborado com veículos de notícias listados no Atlas da Notícia; ser independentes de partidos políticos; e ter a maior parte do seu conteúdo original produzido em português. Aqueles que possuírem certificado de participação de um dos cursos de jornalismo local oferecidos pela Abraji com apoio do Meta terão preferência no momento da seleção.

Além disso, os candidatos deverão enviar uma proposta de reportagem ou novo produto (ou novo projeto) para uma organização de mídia local listada no Atlas da Notícia. É necessário que o jornalista ou estudante apresente uma comprovação de que possui relação com o veículo, inclusive como colaborador. O programa aceitará ainda propostas que visem criar um novo meio de comunicação com foco local, dando prioridade aos projetos de cidades caracterizadas como desertos e quase desertos de notícias. 

Segundo Sérgio Lüdtke, coordenador de cursos da Abraji, milhares de jornalistas e estudantes que participaram dos cursos para o jornalismo local têm manifestado em suas avaliações o quanto os conteúdos os têm “estimulado a mudar processos, criar produtos ou reportagens com base no que viram durante os treinamentos”.

Na avaliação de Lüdtke, “o programa de aceleração poderá dar o impulso que faltava para que algumas dessas ideias sejam levadas adiante de modo mais consistente e possam servir de exemplo e estímulo a outros colegas”. 

Mais informações sobre o programa Acelerando a Transformação Digital podem ser consultadas aqui. Interessados deverão se inscrever até o dia 11.fev.2022.

Sessão ao vivo com a equipe do programa

Na quarta-feira (9.fev.2022), a Abraji promoverá um encontro virtual para esclarecer dúvidas sobre inscrições, requisitos, benefícios e outros questionamentos relacionados ao programa. A sessão ao vivo acontecerá no Zoom a partir das 17h, pelo horário de Brasília. Clique aqui para se inscrever no encontro. Um e-mail de confirmação será enviado pelo ICFJ para aqueles que realizarem a inscrição no evento.

Dúvidas devem ser encaminhadas para Bruna Borjaille ([email protected]) e Alison Grausam ([email protected]).

 

Atualizado às 17h50 do dia 4.fev.2022

Assinatura Abraji