Abraji é convidada para eventos internacionais que discutem violência contra jornalistas
  • 09.11
  • 2022
  • 13:30
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Abraji é convidada para eventos internacionais que discutem violência contra jornalistas

Foto de capa: Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji, no encontro da ONU em Viena.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) foi convidada pela APC (Association for Progressive Communications), IFEX e Artigo 19 para participar das consultas junto à sociedade civil com o objetivo de melhorar a implementação do Plano de Ação para a Segurança de Jornalistas e a Questão da Impunidade das Nações Unidas, que completou 10 anos em 2022. Para isso, a secretária executiva Cristina Zahar foi entrevistada sobre os pontos a serem melhorados no plano em geral e os com foco na violência de gênero a jornalistas.

Depois, Zahar participou de uma reunião em Bangkok, na Tailândia, no dia 3.out.2022, com várias organizações da Ásia, em que foram feitas recomendações específicas ao plano de ação para endereçar as questões da violência de gênero contra jornalistas.

O fechamento desse trabalho ocorreu nos dias 3 e 4.nov.2022 em Viena (Áustria), durante a pré-conferência para o encontro de alto nível que marcou os 10 anos do Plano de Ação da ONU, conhecido pela sigla em inglês UNPA. Várias organizações da sociedade civil se reuniram em grupos de trabalho para fazer recomendações para seis grandes temas:

  • Endereçando ataques com viés de gênero contra jornalistas
  • Fortalecendo apoio para o monitoramento de ataques
  • Reforçando mecanismos nacionais de segurança
  • Enfrentando a impunidade em crimes contra jornalistas
  • Tecnologia e segurança
  • Tornando o plano da ONU mais eficiente

Zahar foi a relatora das recomendações feitas pelo grupo de trabalho que debateu medidas que podem ser adotadas pelos veículos de comunicação para enfrentar o problema da violência de gênero nas redações. Uma delas foi assinar e ratificar a Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (ILO, na sigla em inglês) para eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho.

Confira neste link as recomendações feitas nos seis temas que foram encaminhadas à ONU e serão consideradas na revisão final do UNPA.

COLPIN 

Cristina Zahar também foi convidada pela Artigo 19 e pelo Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), do Peru, para compartilhar o trabalho da Abraji no Fórum COLPIN 2022, realizado nesta quarta-feira (9.nov.2022), no primeiro dia da Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é propiciar um espaço de diálogo entre jornalistas da região para identificar as ameaças e gerar estratégias conjuntas para o enfrentamento da violência e mitigar as repressões contra o exercício do jornalismo livre e independente.

Além do Fórum, a COLPIN tem uma programação intensa até sábado (12.nov.2022) sobre reportagens investigativas seminais na região, a maior parte focada no combate à corrupção, com a presença de repórteres, editores e colunistas de 15 países. 

O time Abraji consta na programação. Zahar entrevista Juliana Dal Piva, colunista do UOL que investigou o patrimônio e as finanças do clã Bolsonaro e por isso foi alvo de ataques e ameaças. Marcelo Beraba, cofundador da Abraji, terá duas participações como mediador: uma sobre o escândalo de pastores no MEC com repórteres que investigaram o caso; e outra sobre os riscos à democracia, ao lado de Dorrit Harazim, colunista de O Globo. A presidente Katia Brembatti coordena a sessão que discute os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira, enquanto o conselheiro da organização Guilherme Amado apresenta reportagens que expuseram corrupção de governos do México, da Guatemala e do Brasil.

Assinatura Abraji