Abraji e CIJ financiam três reportagens investigativas sobre mudanças climáticas na Amazônia Legal
  • 09.11
  • 2023
  • 14:41
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Abraji e CIJ financiam três reportagens investigativas sobre mudanças climáticas na Amazônia Legal

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) selecionou quatro jornalistas ambientais que vão receber apoio financeiro para produzir três reportagens investigativas sobre a crise climática no Brasil, com enfoque na Amazônia. O aporte financeiro ocorre em parceria com a Open Climate Reporting Initiative (OCRI), uma iniciativa do Centre for Investigative Journalism (CIJ).

Foram selecionados os jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Catrine Silva dos Santos (AP), que atuarão em dupla, além de Carolina Bataier (DF) e Jullie Pereira da Silva (AM).

Todos participaram de um treinamento em Belém, que reuniu dez jornalistas com experiência na cobertura ambiental. Antes, houve uma seleção em que 90 pessoas de todo o país se inscreveram.

Para escolher as pautas investigativas, a equipe Abraji avaliou quesitos como adequação ao tema, originalidade da proposta, impacto social, criatividade, previsibilidade de execução e diversificação de fontes.

Durante o treinamento em Belém, instrutores abordaram questões como os aspectos da mudança climática, investigação jornalística ambiental e atuação de defensores ambientais nesse contexto, além de segurança em coberturas na Amazônia Legal.

Apoio técnico e financeiro

No curso das investigações, além do apoio financeiro de até R$ 15 mil, os quatro jornalistas selecionados terão apoio técnico de mentoras com experiência na cobertura ambiental no país e terão de seguir um plano de segurança enquanto estiverem em campo.

A previsão é que as reportagens resultantes das investigações sejam publicadas em janeiro de 2024, em veículos de comunicação previamente consultados pelos jornalistas selecionados.

O financiamento das três reportagens faz parte do programa Defensores Ambientais, que é coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos, e financiamento da Agence Française de Développement (AFD).
 

Crédito da foto: mantaphoto/Getty Images Signature

Assinatura Abraji