Abraji divulga lista de mentores e de jornalistas ambientais selecionados para apoio financeiro em reportagens
  • 09.09
  • 2024
  • 14:10
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Abraji divulga lista de mentores e de jornalistas ambientais selecionados para apoio financeiro em reportagens

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) anunciou na sexta-feira (6 de setembro) quem são os jornalistas ambientais selecionados para receber apoio financeiro de até R$15 mil destinados à investigação jornalística na Amazônia Legal. Além disso, tornou público os nomes das mentoras escolhidas para acompanhar as produções. 

As duas seleções integram as atividades do projeto Defensores Ambientais, uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD).

Foram selecionados para receber apoio financeiro os jornalistas Cley Medeiros (Amazonas), Steffanie Schmidt e Werica Lima (Amazonas) e João Paulo da Costa Guimarães (Pará). Todos inscreveram propostas de reportagens investigativas que envolvem questões na região amazônica e terão de entregar os materiais até janeiro de 2025. Estão previstas três reportagens. 

Ao todo, o processo seletivo recebeu 17 propostas de investigações ambientais na Amazônia. Se inscrevem pessoas do Amazonas (7), Pará (4), Rio de Janeiro (2), São Paulo (2), Amapá (1) e Pernambuco (1). 

 

Mentoras selecionadas

As mentoras escolhidas para acompanhar e orientar a produção dos jornalistas selecionados são: Helena Palmquist, Karla Mendes e Mariana Della Barba. Todas possuem vasta e ampla experiência nacional e internacional na cobertura e produção de grandes reportagens ambientais. 

Ao todo, a seleção para mentoria recebeu 31 inscrições, das seguintes regiões: São Paulo (10), Amazonas (2), Pará (3), Bahia (2), Distrito Federal (2), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Roraima (1), Sergipe (1), Filipinas (1) e Barcelona (1).

Além disso, os jornalistas terão mentoria e acompanhamento sobre segurança em campo com orientação da coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes.

Sobre o Defensores Ambientais

O projeto Defensores Ambientais é uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos. 

Desenvolvido desde meados de 2023, o projeto já apoiou financeiramente quatro reportagens investigativas ambientais, promoveu um treinamento presencial de jornalistas em Belém, contribuiu para a realização de mesas sobre Amazônia no 18° e no 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji e levou ao evento jornalistas da Amazônia Legal. O Defensores Ambientais tem atividades previstas até fevereiro de 2026.

*Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Assinatura Abraji