Abraji anuncia trabalhos selecionados para o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
  • 22.05
  • 2023
  • 21:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji anuncia trabalhos selecionados para o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Atualizado às 10h34 do dia 30.mai.2023.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou, nesta segunda-feira (22.mai.2023), os estudos científicos e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) selecionados para constar na programação do X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, evento integrado ao 18º Congresso da Abraji, marcado para o fim de junho, em São Paulo.

Conforme as novas regras do edital do Seminário de Pesquisa, pessoas graduadas ou estudantes que produziram pesquisas sobre o tema durante a graduação, nos anos de 2022 e 2023, puderam submeter artigos científicos, sendo criada uma nova categoria no processo seletivo.

Com isso, a Abraji informou que seriam selecionados seis artigos científicos completos – três de mestres(as) ou doutores(as) e outros três de graduados(as) ou estudantes de graduação. Quanto aos TCCs, segundo o novo edital, poderiam ser enviadas somente obras na categoria produto jornalístico (livro-reportagem, podcast ou qualquer outro formato). Ao fim do processo seletivo, três TCCs seriam escolhidos para apresentação no Seminário de Pesquisa. 

Na nova categoria, a Abraji recebeu nove inscrições únicas, das quais seis foram desclassificadas. Dos três trabalhos que se enquadraram no edital, somente um foi aprovado. Diante disso, a Abraji optou por remanejar as duas vagas remanescentes e selecionou quatro TCCs e quatro artigos inéditos.

Em relação aos artigos inéditos, foram recebidos 15 trabalhos, dos quais um foi desclassificado. A Abraji recebeu 22 TCCs, mas 3 foram desclassificados. 

As pessoas que tiveram seus trabalhos escolhidos deverão confirmar a participação no evento até o dia 23.mai.2023. A organização do Seminário de Pesquisa enviou por email um comunicado para a pessoa responsável pela submissão de cada trabalho.

Os trabalhos serão apresentados no dia 29.jun.2023, na ESPM, em São Paulo.

Resultado da seleção

X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

  • Estudos inéditos:

Trabalho: A resposta pode demorar: uma análise do uso da Lei de Acesso à Informação por jornalistas durante a pandemia no Brasil
Autoria: Francisco Eduardo Gonçalves e Fernando Oliveira Paulino (Universidade de Brasília/DF)

Trabalho: Ciência, jornalismo e dados: a construção do conhecimento no “Engolindo Fumaça”
Autoria: Raíza Tourinho dos Reis Silva Lima (Universidade Federal da Bahia/BA)

Trabalho: O inimigo agora é outro: mapeando uma agenda de pesquisa para intersecção do jornalismo investigativo com a cobertura das plataformas
Autoria: Alexandro Mota (Universidade Federal da Bahia/BA)

Trabalho: Quão transparente é um país? Uma análise comparada das leis de acesso à informação
Autoria: Paulo Ferracioli (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/SP)

  • Estudos produzidos na graduação

Trabalho: 'Ela queria dar o furo': a violência digital contra mulheres jornalistas como estratégia de desinformação
Autoria: Giovana Braga Kebian (Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ)

Apresentação de TCCs

  • TCCs

Trabalho: Caminho das Águas
Autoria: Camilo Libério de Faria Mota (PUC-SP/SP)

Trabalho: Jornalistas em campo minado: como o bolsonarismo jogou a imprensa para a defensiva
Autoria: Pedro Santos Teixeira (Universidade de São Paulo/SP)

Trabalho: O pecado da cura: as terapias de conversão sexual nas igrejas evangélicas
Autoria: Anna Carolina Augusto Cicilini, Gustavo de Lima Silva, Letícia Gouveia Veras (Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP)

Trabalho: Transfobia em Dados: violência de gênero nas eleições de 2022
Autoria: Caê Dalla Dea Vatiero e Victória Ribeiro Carvalho (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/SP)

Dúvidas deverão ser encaminhadas para [email protected].

O Congresso 

Promovido pela Abraji desde 2005, o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 29.jun.2023 a 2.jul.2023, na ESPM em São Paulo, no campus Álvaro Alvim (Vila Mariana). 

Em 2023, a Abraji optou pelo formato híbrido — presencial, com transmissão simultânea on-line de 50% da programação e participação remota de alguns convidados. Na prática, quem estiver acompanhando a transmissão via internet poderá assistir de cinco a seis sessões por horário — sendo três delas realizadas nos auditórios da ESPM, onde estão programados os temas internacionais e entrevistas nacionais. Para se inscrever, clique aqui.

A programação está distribuída em quatro dias, de quinta-feira a domingo. No primeiro dia será realizado também o X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quinta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações e novas ferramentas e técnicas.

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

Assinatura Abraji