Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

congressos

14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Acesse o site do Congresso

14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

O 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), reuniu ao longo de três dias, de 27 a 29 de junho, em São Paulo, 1.200 pessoas — entre participantes, palestrantes, membros da equipe de cobertura e organização — para debater os rumos do jornalismo no Brasil e no mundo. Mais uma vez, o maior encontro de jornalistas do país foi realizado no campus da Universidade Anhembi Morumbi localizado na Vila Olímpia.

O público registrado nesta edição foi o segundo maior da história. O recorde pertence ao evento realizado em 2013, no Rio de Janeiro, em conjunto com a Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GIJC, na sigla em inglês) e a Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo (Colpin, na sigla em espanhol).Durante o evento de 2019, foram realizados 91 painéis e oficinas, ministrados por 187 palestrantes — sendo 15 deles estrangeiros — e 55 moderadores.

A grande novidade deste ano foi o Domingo de Dados, que aconteceu em 30.jun.2019, no Insper, também em São Paulo, e contou com a presença de 190 participantes em 22 oficinas sobre programação, acesso à informação e investigações baseadas em dados.

Vídeo(s) do congresso