17º Congresso da Abraji bate recorde de palestrantes e moderadores
  • 12.08
  • 2022
  • 16:40
  • Caê Vatiero, Maria Esperidião e Paula Neiva

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

17º Congresso da Abraji bate recorde de palestrantes e moderadores

Foto de capa: Encerramento do 17º Congresso da Abraji. Crédito: Marco Pinto/Abraji

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo bateu recorde de painelistas. Organizado desde 2005 pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o evento reuniu 260 palestrantes e moderadores. A edição de 2022 aconteceu de 3 a 7.ago.2022, de forma mista - uma parte on-line e gratuita, e outra presencial e paga, em São Paulo.

Em 2019, última versão presencial, 187 palestrantes e moderadores constavam da programação. Para os eventos dos dois anos seguintes (2020 e 2021), realizados de forma remota e gratuita em razão da pandemia de covid-19, a Abraji convidou, respectivamente, 105 e 210 painelistas, entre palestrantes, moderadores e instrutores de cursos e oficinas.

Dados preliminares tabulados pela organização do maior encontro de jornalismo investigativo do país indicam que mais de 900 pessoas circularam nos três dias do evento presencial, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo, incluindo convidados, pagantes, equipes de apoio e organização.

Até a última quarta-feira (10.ago.2022), 3.749 pessoas tinham se inscrito na modalidade on-line, que tem 26 atividades e 89 palestrantes. As sessões ainda estão abertas, e os vídeos podem ser assistidos até o dia 7.set.2022. Para se inscrever, clique aqui. Nesta página, é possível acessar a programação completa. As principais dúvidas relacionadas ao evento foram respondidas nesta seção.

Houve recorde de participação também no 4º Domingo de Dados. Com 14 atividades, o evento teve 36 palestrantes - em 2021, foram 30 - e 300 participantes, incluindo apoio e organização, contra 80 em 2019. Até esta sexta-feira (12.ago.2022), as três sessões on-line do IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo ultrapassaram a marca de 1.200 visualizações.

Veja nos gráficos a seguir a distribuição de palestrantes e moderadores:

 
Inclusão

A Abraji vai divulgar os números finais do evento em set.2022. Os dados comparativos são complexos porque, até 2019, não havia coleta de dados para indicadores de inclusão, como, por exemplo, perguntas sobre a autodeclaração de raça. Os eventos remotos, planejados em função de uma das maiores crises sanitárias da história, possibilitaram uma maior participação de jornalistas de todas as regiões do Brasil.

Para a 17ª edição, a Abraji fez parcerias para trazer jornalistas de outras regiões do país para São Paulo. Com apoio da Transparência Internacional - Brasil, selecionou 10 jornalistas da Amazônia Legal, que participaram do Congresso de forma gratuita, incluindo passagem e hospedagem. Em outra frente, financiada pela representação diplomática dos Estados Unidos no Brasil (Consulados e Embaixada em Brasília), escolheu 10 profissionais indígenas e pretos para assistir às sessões presenciais, concedendo bolsa para alimentação, passagem e hospedagem.

Em relação ao conteúdo, pela primeira vez, foi promovida uma sessão para discutir o jornalismo trans. Os/as jornalistas Bemfica de Oliva, Caê Vasconcelos e Sanara Santos compartilharam reflexões pessoais e profissionais de como a imprensa pode ser uma grande aliada na luta contra a transfobia no Brasil. Além disso, outras cinco atividades discutiram nas versões on-line e presencial questões de gênero, raça e/ou região.


Palestra "A cobertura da pauta trans no Brasil" com Bemfica de Oliva, Gabi Coelho, Caê Vasconcelos e Sanara Santos.
Crédito: Victória Ribeiro/Abraji

 

Para Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji, organizar um Congresso mais diverso faz com que todo o ecossistema se beneficie. "Ter palestrantes e participantes negros, indígenas e de várias regiões do país enriquece os conteúdos e amplia as trocas", diz ela, acrescentando que, pela primeira vez, uma mídia preta e independente, Alma Preta, contou com um estande entre os patrocinadores para falar de seu trabalho especializado na temática racial.

A 17ª edição do Congresso reuniu 144 organizações, entre veículos nacionais e estrangeiros, iniciativas de jornalismo independente, entidades da sociedade civil, entes ligados à transparência pública, empresas, projetos e instituições de ensino. Na última edição presencial (2019), foram 123

“Buscamos o equilíbrio de convidados. Trouxemos para a plateia desde organizações jornalísticas recém-nascidas, como o Sargento Perifa, de Pernambuco, a profissionais que apuraram matérias marcantes nos principais veículos de comunicação do país, que fizeram um trabalho extraordinário de escrutínio da gestão pública”, afirma a presidente da Abraji, Katia Brembatti. 


Apoio e financiadores da Abraji

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo foi uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP.

O evento foi patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiaram institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News. 

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinaramm o 4º Domingo de Dados.


Cobertura

Pelo 13º ano consecutivo, a cobertura oficial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo foi realizada por estudantes, profissionais recém-formados e jornalistas integrantes da Redação Laboratorial do Repórter do Futuro, da OBORÉ, sob coordenação do Conselho de Orientação Profissional e do núcleo coordenador do Projeto. A iniciativa conta com o apoio institucional da Abraji, do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) – Oficina de Montevideo. A redação laboratorial já formou mais de 500 alunos.


Abraji e outros eventos jornalísticos

Pela dimensão que tomou ao longo de quase duas décadas, o Congresso da Abraji se tornou um evento importante no calendário mundial de encontros que discutem mídia e jornalismo. Leia mais aqui.

Assinatura Abraji