Liberdade de expressão

Monitoramento de ataques a jornalistas no Brasil - relatório 2022

Autor: 
Abraji
Assunto: 
Liberdade de imprensa
Páginas: 
47

Download do arquivo

O Monitoramento de ataques a jornalistas realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anualmente coleta, analisa e apresenta informações relacionadas às liberdades de expressão e de imprensa no Brasil. O objetivo é ajudar a entender melhor o quadro de violência contra jornalistas, comunicadores e meios de comunicação no país, permitindo que suas causas e impactos sejam discutidos por profissionais da imprensa, organizações da sociedade civil, autoridades públicas e pelos cidadãos de maneira ampla. 

Esta segunda edição do relatório é produto do trabalho sistemático feito em 2022 e reúne dados e contextos focados nas especificidades do cenário brasileiro.

A Abraji monitora violações contra a imprensa de forma independente desde 2013. Em 2019, passou a trabalhar com a rede Voces del Sur (VdS), que reúne 16 países da América Latina e do Caribe, registrando seus avanços em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16.10.1 da Agenda 2030 da ONU. Antes de 2022 – e do lançamento do primeiro relatório de monitoramento escrito pela Abraji –, os dados sobre o Brasil eram publicados exclusivamente no Relatório Sombra, publicação anual da VdS.

Click here for the English version

Consulte la versión en español