Webinar discute desafios da cobertura da Amazônia durante a pandemia
  • 03.06
  • 2020
  • 18:00
  • Abraji

Formação

Webinar discute desafios da cobertura da Amazônia durante a pandemia

Em 5.jun.2020, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Amazon Rainforest Journalism Fund (Fundo de Jornalismo para Floresta Amazônica, em português) promovem o webinar “Os desafios de cobrir a Amazônia em tempos de pandemia”, das 11h às 12h30, pelo horário de Brasília.

O seminário terá a participação de Elaíze Farias, cofundadora da agência de jornalismo independente Amazônia Real; Mara Régia, radialista e apresentadora do programa Natureza Viva, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); e Camilo Jiménez Santofimio, integrante do comitê de seleção de projetos do Amazon RJF. Katia Brembatti, diretora da Abraji e repórter da Gazeta do Povo, será a moderadora. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

O Amazon RJF aproveitará o evento para fazer uma chamada para seu mais recente edital, que está recebendo propostas até 20.jun.2020. A iniciativa dará bolsas para projetos digitais e colaborativos, cujas coberturas relacionem a pandemia de covid-19, os conflitos de terra, o desmatamento e outras questões críticas na Amazônia. Confira mais detalhes aqui

O RJF, projeto gerenciado pelo Pulitzer Center, trabalha para apoiar jornalistas que cobrem questões sobre as florestas tropicais. Um dos módulos, o Amazon, é direcionado para profissionais que acompanham a Amazônia no Brasil e na América do Sul.

Durante a videoconferência, serão compartilhados os desafios específicos da cobertura no contexto de emergência sanitária e também as alternativas encontradas para continuar reportando e investigando a região, que assiste ao agravamento das questões ambientais em meio à pandemia. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 55% nos primeiros quatro meses de 2020 quando comparado a 2019.

Confira a biografia dos participantes:

  • Camilo Jiménez Santofimio é jornalista colombiano, com mestrado em história e filosofia pela Humboldt University, em Berlim, e um dos membros do comitê de seleção de projetos do Amazon RJF. Foi diretor da plataforma cultural Arcadia, diretor de conteúdos da Vice Colômbia, editor e repórter do jornal alemão Süddeutsche Zeitung e correspondente do semanário Die Zeit. Foi também professor de jornalismo das universidades de Los Andes e Del Rosario.
     
  • Elaíze Farias é cofundadora da Amazônia Real, agência de jornalismo independente e investigativo fundada em 2013, onde é editora de conteúdo. Formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi repórter nos jornais A Crítica, Diário do Amazonas e Amazonas em Tempo. É especialista em reportagens sobre temas socioambientais na Amazônia com enfoque em povos indígenas e povos tradicionais, direitos territoriais, direitos humanos e biodiversidade.
     
  • Mara Régia di Perna é publicitária e jornalista formada pela Universidade de Brasília. Radialista, trabalha na Amazônia desde a década 1990, junto às comunidades e lideranças femininas. Há 26 anos apresenta o Programa Natureza Viva, transmitido pelas emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Trabalhou por dez anos com as ONGs WWF Brasil e GTA (Grupo de Trabalho Amazônico). É Bolsista da Amazon RJF. 
     
  • Katia Brembatti (mediadora) é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalha desde 2004 como repórter na Gazeta do Povo e desde 2013 é professora de Jornalismo na Universidade Positivo. Com a série Diários Secretos, juntamente com três colegas, venceu o Grande Prêmio Esso, o Tim Lopes de Jornalismo Investigativo/Embratel, o Prêmio Ipys de reportagem investigativa da América Latina e o Global Shining Light Award. Com atuação nas áreas de cobertura de meio ambiente e judiciário, venceu o prêmio SOS Mata Atlântica e da Associação dos Magistrados do Brasil.
Assinatura Abraji