- 17.11
- 2017
- 14:06
- Mariana Gonçalves
Acesso à Informação
Webinar compara legislação de acesso à informação em três países latino-americanos
Após webinar introdutório sobre acesso à informação na América Latina, as organizações Global Forum for Media Development (GFMD), Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) e Proyecto Antonio Nariño (PAN) realizam, na próxima quarta-feira (22.nov.2017), um webinar sobre a implementação das leis de acesso à informação na Colômbia, no México e em El Salvador.
No webinar, três especialistas em acesso à informação analisarão e destacarão os pontos fortes e fracos da legislação nesses países. Estarão presentes a integrante do Instituto de Investigaciones Jurídicas do México, Issa Luna Pla, a vice-diretora do centro de estudos colombiano Dejusticia, Vivian Newman Pont, e o advogado Roberto Burgos, que se encarrega dos pedidos de informação realizados pelo portal salvadorenho El Faro.
Jornalistas, comunicadores e ativistas pela liberdade de expressão e acesso à informação podem participar da atividade. Interessados podem se inscrever aqui. A UNESCO apoia a iniciativa.
O webinar faz parte de um projeto sobre acesso à informação focado em capacitar a mídia e a sociedade civil na América Latina. O objetivo é que esses grupos se apropriem dos conceitos relacionados à meta 16.10 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e monitorem a implementação em seus países de origem, como forma de pressionar os governos a realizar mudanças efetivas.
O GFMD realizará ainda outros dois webinars sobre o tema, em que serão discutidos acesso à informação e jornalismo investigativo e a implementação da meta 16.10. A organização também deve mapear o acesso à informação na América Latina com base nas informações dos participantes das atividades.
Serviço
Webinar sobre implementação de leis de acesso à informação na América Latina
22 de novembro, às 13h
Registre-se aqui para participar