- 24.06
- 2021
- 17:30
- Abraji
Acesso à Informação
Volume de madeira apreendida pela PF em 2021 já é o maior desde 2018
O volume de madeira ilegal apreendido pela Polícia Federal no país entre janeiro e maio deste ano já supera a quantidade interceptada anualmente desde 2018, quando os dados começaram a ser registrados pelo Sistema Palas. É o que apontam informações inéditas obtidas pelo Achados e Pedidos, projeto da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Transparência Brasil, realizado em parceria com a Fiquem Sabendo e com apoio da Fundação Ford.
Os dados foram divulgados na segunda-feira, 21.jun.2021, na newsletter Don’t LAI to me, da Fiquem Sabendo.
Ao longo dos primeiros cinco meses deste ano, 275 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos em todo o país pela Polícia Federal, de acordo com a planilha enviada pela instituição por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O estado do Amazonas concentrou 80% (219,9 mil metros cúbicos) dessas apreensões. Em todo o ano de 2020 foram 151,2 mil metros cúbicos apreendidos. Em 2019 foram 27,1 mil e em 2018, 163,5 mil.
De acordo com estimativa de especialistas, uma carreta transporta cerca de 30 metros cúbicos de madeira. Isso significa dizer que, entre janeiro e maio de 2021, os agentes federais apreenderam o equivalente a 7.333 carretas carregadas com toras de madeira ilegal.
Em abr.2021, a direção da Polícia Federal substituiu o superintendente regional do Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, um dia após ele enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. De acordo com notícia-crime assinada por Saraiva, o ex-ministro teria atuado para obstruir uma investigação que resultou em uma apreensão histórica na região.
A íntegra dos dados enviados pela Polícia Federal pode ser acessada no Achados e Pedidos neste link.
Foto: Exército Brasileiro