• 11.09
  • 2012
  • 11:53
  • -

Vídeo de homenagem a Tim Lopes e a Janio de Freitas no 7º Congresso está disponível on-line


Mesa da sessão de homenagem a Tim Lopes e a Janio de FreitasA sessão solene de homenagem a Tim Lopes e a Janio de Freitas realizada em 13 de julho,  durante o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, pode ser vista no canal da Abraji no YouTube. A cerimônia, aberta ao público, lotou o auditório da Universidade Anhembi-Morumbi, onde o Congresso aconteceu.

Na ocasião, o filho de Tim Lopes recebeu a homenagem. Bruno Quintella, também jornalista e diretor do documentário Histórias de Arcanjo, frisou: "o mais importante hoje na vida do jornalista é a segurança". O assassinato de Tim Lopes impulsionou a criação da Abraji em 2002, com a missão de promover o aperfeiçoamento profissional de jornalistas - incluindo treinamentos sobre segurança no exercício da actividade.

Janio de Freitas, por sua vez, foi homenageado com um mini-documentário e o discurso de Matinas Suzuki Jr., diretor-executivo da Companhia das Letras. Emocionado com os depoimentos de amigos como José Ramos Tinhorão, Ferreira Gullar, Carlos Heitor Cony e o próprio Matinas Suzuki Jr., o jornalista fez uma reflexão sobre o futuro dos jornais: "jornais morrem ou sob tacões militares ou se suicidam, porque não enfrentam seus reais problemas, não assumem a necessidade de olhar para dentro".

O vídeo foi editado por Daniel Gonçalves, com direção e roteiro de Ivo Cardozo e Fernando Valle.

 

Assinatura Abraji