• 25.10
  • 2012
  • 17:45
  • -

Vice-presidente da Abraji faz discurso de abertura da cerimônia do 34º Prêmio Vladimir Herzog

Na noite de 23 de outubro, a cerimônia de entrega do 34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi aberta com o discurso de José Roberto de Toledo, vice-presidente da Abraji. Pela primeira vez, a instituição atuou como uma das organizadoras do evento.

Nas palavras de Toledo estiveram presentes tanto "as violações [aos direitos humanos] que nos compelem a gritar", quanto as boas notícias que, ao contrário do senso comum, também cercam o ramo jornalístico. Dentre as violações, o caso Caramante e a chamada censura judicial foram destaque. 

Das boas novas, destacaram-se a Lei de Acesso a Informações Públicas, cuja aprovação sempre foi defendida pela Abraji, e a retificação da certidão de óbito de Vladimir Herzog, que "elimina o último resquício da farsa oficial do ´suicídio´ que seus algozes tentaram impingir à sociedade".

Não faltaram, claro, as justas menções aos homenageados da noite: "Que os jornalistas premiados esta noite se inspirem na coragem de Vladimir Herzog, na persistência de Lúcio Flávio Pinto e que tenham uma carreira tão longeva e frutífera quanto a de Alberto Dines".

Veja aqui a íntegra do discurso de abertura da cerimônia de entrega do 34º Prêmio Vladimir Herzog

 

Assinatura Abraji