• 29.06
  • 2010
  • 15:33
  • -

Vereador agride jornalista da TV Centro-Oeste

A jornalista Márcia Pache, da TV Centro-Oeste, filiada do SBT em Pontes e Lacerda (MT), foi agredida pelo vereador Lorivaldo Rodrigues de Moraes (DEM-MT), conhecido como Kirrarinha. A repórter tentava entrevistar o parlamentar quando levou um tapa no rosto que foi registrado pelas câmeras de sua equipe.

O vereador já havia agredido outro profissional de imprensa em setembro de 2007, o jornalista Celso Garcia, da TV Record. Na época o vereador era investigado por suspeita de desvio de cadeiras de rodas destinadas à APAE. Kirrarinha agora é acusado de obter procuração para receber aposentadoria em nome de uma idosa e de ter autorizado a invasão de um imóvel em um condomínio habitacional construído pelo governo do Mato Grosso.

No dia da agressão, Márcia Pache estava na delegacia para entrevistar o vereador, que prestava depoimento sobre os casos. A repórter acompanha as denúncias desde sua origem e já fez reportagens sobre o assunto.

“O que dói mais não é nem a parte física, é saber que fomos agredidos como profissionais no exercício de sua função”, disse a repórter. Ela afirmou ainda que só estava cumprindo ordens e que esperava mais equilíbrio de um representante eleito.

A jornalista fará exame de corpo de delito e pretende mover ação de agressão e injúria real contra o vereador. Segundo a repórter, Kirrinha foi procurado durante a apuração das reportagens anteriores, mas se recusou a falar.

Em resposta, o vereador disse que agrediu Márcia Pache por ter perdido a cabeça. Afirmou estar sendo vítima de reportagens falsas que denigrem sua imagem. Segundo ele, a rede de televisão em que jornalista trabalha é comandada por seus inimigos políticos. Ele conta que a repórter teria dito coisas ofensivas e tendenciosas contra sua pessoa.

“Pedi desculpas para a jornalista, todos os profissionais de imprensa e mulheres que se sentiram ofendidas com minha atitude, mas isso eles não passaram na TV”, disse o vereador. Ele afirmou ainda que os pedidos de direito de resposta feitos à TV Centro-Oeste foram negados pela emissora. Sobre o caso anterior, ele conta que também foi vítima de uma edição tendenciosa.

Funcionários da imprensa da região fizeram uma manifestação em frente à Câmara de Vereadores da cidade na noite de segunda-feira para pedir ao presidente da Casa, vereador Claudinei Cela, a abertura de investigação de possível de Kirrarinha por quebra de decoro, o que pode levar à cassação de seu mandato.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindijor - MT) repudiou a agressão sofrida pela jornalista, e colocou sua assessoria jurídica à disposição da repórter. A Abraji também já manifestou em nota oficial seu repúdio pelo acontecido.


 

Assinatura Abraji