Veículos brasileiros adotam indicadores do Projeto Credibilidade
  • 10.05
  • 2019
  • 15:00
  • Natália Silva

Acesso à Informação

Veículos brasileiros adotam indicadores do Projeto Credibilidade

Seis veículos brasileiros que integram o Projeto Credibilidade — versão brasileira do Trust Project, consórcio de veículos que por meio da transparência busca melhorar a qualidade e a credibilidade do trabalho jornalístico — passaram a adotar os Indicadores de Credibilidade em seus sites. São eles: Agência Lupa​, ​ Agência Mura​l​, ​Folha de S. Paulo​, ​Nexo Jornal​, ​O Povo​ e ​Poder360​. A Abraji participa do projeto como parceira institucional.

Os veículos participantes do projeto no Brasil assumiram o compromisso de implementar o Mínimo Protocolo Viável (MVP). Com isso, passam a adotar três dos oito Indicadores de Credibilidade: Melhores Práticas, Tipo de Matéria e Autor/Produtor. Com isso, o Projeto Credibilidade procura informar o público sobre o que está por trás da notícia. “A ideia é que o usuário decida quanto de credibilidade reputa a determinado veículo”, descreve Angela Pimenta, que coordena o Trust Project brasileiro em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista). O financiamento é do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project.

A descrição completa dos oito indicadores de credibilidade pode ser lida no site do projeto.

Segundo Sally Lehrman, fundadora e líder do Trust Project, o capítulo brasileiro do projeto e a adoção dos indicadores passos importantes. “Eles abrem caminho para a expansão na América Latina e em outras partes do ecossistema noticioso que ainda temos que alcançar”, afirma.

No entanto, o Projeto Credibilidade não é uma certificação dos veículos ou do conteúdo por eles produzido. Ao contrário de agências de checagem, que verificam a autenticidade de notícias, o Credibilidade tem como objetivo criar padrões de transparência a serem seguidos pelos integrantes do consórcio, ainda que parcialmente.

 

Assinatura Abraji