• 10.10
  • 2013
  • 15:34
  • -

Universidade Positivo leva 27 alunos para a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo

Um grupo de estudantes do Paraná percorrerá 1,7 mil quilômetros, no trajeto de ida e volta, para participar da 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de outubro. A caravana é formada por 27 alunos e uma professora do curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP), de Curitiba. A instituição arcou com os custos do transporte de ônibus e as demais despesas serão pagas pelos estudantes. Para ajudar a cobrir gastos, o Centro Acadêmico de Jornalismo da UP (Cajup) organizou uma rifa.

A Universidade Positivo valoriza o jornalismo investigativo. Existe um núcleo, formado por estudantes que se voluntariam a fazer reportagens em profundidade, e está em atividade desde o ano passado. Em 2012, o grupo foi um dos vencedores do Concurso Tim Lopes, promovido pela Andi, e elaborou uma série de reportagens sobre a entrada de menores em hotéis. A UP também oferta a disciplina de Jornalismo Investigativo, como matéria optativa disponível para estudantes dos dois últimos anos do curso. 

Como já esteve em cinco edições do congresso realizado pela Associação Brasileira de Reportagem Investigativa (Abraji), a professora Katia Brembatti incentivou os alunos a participar do evento. Ela – que esteve em Kiev, na última conferência global, em 2011, e no penúltimo encontro latino-americano, no mesmo ano – reforçou que a reunião, no Brasil, de tantos jornalistas qualificados é uma ocasião para não perder. “Sempre conto sobre as pessoas que conheci nesses eventos. Além de descobrir o repórter por trás da história, o congresso é uma oportunidade única de ter várias aulas concentradas de como fazer jornalismo”.

Para além da cobertura oficial do evento, os estudantes paranaenses também irão divulgar o que estiver acontecendo no congresso que reúne os principais representantes do jornalismo investigativo brasileiro, latino-americano e mundial. A Rede Teia, formada pelos veículos acadêmicos da Universidade Positivo – TV, rádio, jornal, portal de notícias e núcleo de assessoria de imprensa – alimentará com informações quem ficou no Paraná.

Assinatura Abraji