- 25.11
- 2020
- 16:07
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Universa lança manual de conduta para cobrir violência contra a mulher
A Universa, plataforma feminina do UOL lançada em 2018, publicou nesta quarta-feira (25.nov.2020) uma cartilha sobre como cobrir casos de violência contra a mulher. O manual de conduta, que pode ser baixado aqui, orienta repórteres sobre como abordar familiares da vítimas de feminicídio, qual foto deve ser usada para denúncias de assédio e como evitar que uma mulher “reviva um trauma durante uma entrevista”.
“Culpabilizar a vítima, mesmo que indiretamente - por exemplo, ao descrever a roupa que ela estava usando ao sofrer uma violência sexual -, reforça a ideia de que a responsabilidade pelo crime que sofreu é dela, quando não é”, informa o comunicado oficial do projeto no UOL.
Segundo Dolores Orosco, editora-chefe de Universa, o objetivo da publicação é que as histórias de vítimas de feminicídio sejam contadas pela imprensa à luz de dois elementos fundamentais: empatia e justiça. “Para que durante as apurações sobre esses e outros crimes contra a mulher, os jornalistas estejam atentos aos estereótipos sexistas que permeiam até a fala de juristas renomados, transformando vítimas de violência em rés", explicou Orosco no texto de lançamento.
Participaram do projeto Tatiana Nobrega Schibuola, Lola Ferreira, Marina Bessa e Deborah Faleiros. A consultoria foi feita pela AzMina e pelo Instituto Patrícia Galvão.