• 19.08
  • 2009
  • 14:15
  • -

Último dia para se inscrever em curso para estudantes sobre Jornalismo em situações de conflitos armados

Estudantes de Jornalismo têm até amanhã, 20 de agosto, para se inscreverem no 8º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Formas de Violência. O curso é realizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em parceria com a Oboré Projetos Especiais e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Os interessados devem preencher uma ficha de pré-inscrição no site www.obore.com e comparecer ao encontro de seleção, na manhã de 22 de agosto, na sede da Oboré (Rego Freitas 454 8º andar, Vila Buarque, metrô República).

Há 20 vagas, que serão preenchidas por meio de seleção de perfil, com perguntas escritas. A lista de selecionados será divulgada por internet no dia 29 de agosto.

As aulas acontecerão nos seguintes sábados: 19 e 26 de setembro e 3 e 17 de outubro, com palestrantes do Exército, do jornal O Estado de São Paulo, da Cruz Vermelha Internacional e da Polícia Militar.

Os estudantes aprenderão o que é o direito da guerra, quais as armas e munições permitidas em um conflito armado, que métodos podem ser empregados pelos beligerantes, quem tem direito a proteção, o que é a Cruz Vermelha, como é o trabalho jornalístico em locais de conflito, qual a diferença entre guerra e violência urbana, como o Exército se relaciona com a imprensa e como a Polícia Militar lida com estas questões em São Paulo.

O curso custa um salário mínimo, mas a Oboré concede bolsas integrais a todos os estudantes que cumprirem os seguintes critérios: não faltar, escrever uma matéria sobre cada encontro e publicar pelo menos uma delas em qualquer veículo que tenha um editor responsável.

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
8º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Formas  de Violência

Calendário
1º a 20 de agosto - Inscrições
22 de agosto, sábado, 9h – Encontro de Seleção
29 de agosto, sábado – Divulgação dos aprovados
19 de setembro a 17 de outubro, sábados, 9h - Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas

Programação
19 de setembro
Michel Minnig, chefe da Delegação do CICV para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre o trabalho da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em situações de conflito armado e outras situações de violência.

26 de setembro
Adriana Carranca, diretora da Abraji e repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, sobre a cobertura da imprensa brasileira sobre conflitos armados e outras situações de violência.

3 de outubro
Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.

17 de outubro
Coronel Gerson Pinheiro Gomes, Oficial de Comunicação Social do Batalhão Brasileiro no Haiti, sobre a relação das Forças Armadas com a imprensa durante as operações de paz.

Organização
Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji
OBORÉ

Apoio
Sindicato dos Professores de São Paulo – SINPRO-SP
Matilha Cultural
Hospital Premier
TV USP
TV Mackenzie
Canal Universitário de S. Paulo
Cátedra Unesco de Comunicação
Cursos de Jornalismo da USP, PUC, Mackenzie, Metodista e Cásper Líbero

Mais informações

OBORÉ Projetos Especiais
Rua Rego Freitas, 454, 8º andar, Vila Buarque, S. Paulo
(Perto da Estação República do Metrô e da Igreja da Consolação)
Tel. 3214.3766  Fax. 3214.3863
[email protected]

Assinatura Abraji