• 08.03
  • 2010
  • 10:57
  • -

Última semana para jornalistas se inscreverem no curso Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço Público

Jornalistas têm somente até sexta-feira, 9 de abril, para se inscreverem no curso Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço Público, patrocinado pela AT&T e oferecido pelo International Center for Journalists (ICFJ). O curso é gratuito, terá início dia 19 de abril e alternará uma etapa on-line e outra presencial, que será realizada na sede do jornal A Folha de S. Paulo, ao longo de três dias em maio.

Ministrado em parceria com a Abraji, o objetivo é tornar os participantes mais familiarizados com técnicas como buscas refinadas on-line, mashups de mapas, como baixar fotos e vídeos para sites e blogs e como criar blogs e wikis.

O objetivo central é oferecer aos jornalistas ferramentas e técnicas que possam contribuir não apenas para que estes profissionais abracem a era digital, mas que sejam capazes de utilizar estes novos conhecimentos em coberturas de temas diversos que vão desde saneamento e violência urbana até o rastreamento de contas públicas.

Ao final do curso, o objetivo é que os participantes criem um projeto multimídia voltado para o serviço público, capaz de ter um forte e duradouro impacto social.

Um total de 30 a 35 jornalistas participarão da fase on-line do curso. Eles serão escolhidos com base em trabalhos de natureza similar que já tenham desenvolvido

Os 12 melhores participantes serão selecionados para participar do treinamento presencial em São Paulo, dos dias 21 a 23 de maio. Desses, até cinco poderão vir de outras cidades, com viagem e acomodação pagas pelo ICFJ.

A AT&T financiou um curso nos mesmos moldes para jornalistas hispânicos no Centro de Jornalismo Digital, da Universidade de Guadalajara, no México, co-gerido pelo ICFJ e a universidade.

O curso será dado por Bruno Garcez, bolsista da Knight International Journalism Fellowships, um programa administrado pelo IFCJ. Garcez é há mais de oito anos jornalista da BBC Brasil onde se especializou como repórter multimídia, tendo feito reportagens para a internet, TV e rádio. Ele concluiu recentemente um período de três anos em Washington, como correspondente, onde cobriu as várias etapas da eleição americana e a vitória de Barack Obama.

O treinador-assistente será o jornalista Fabiano Angélico, coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil. Em 2009, ele fez uma especialização em transparência e combate à corrupção na Universidade do Chile. Atualmente, desenvolve um projeto do Global Voices chamado Tech Transparency, que visa analisar o uso da tecnologia para fomentar transparência e participação cidadã. E está também realizando mestrado em Administração Pública, na Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Em caso de dúvidas a respeito da inscrição no curso, mande um email para [email protected].

Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço Público
Inscrições: aqui, até 9 de abril
Etapa Online do curso: 19 de abril a 9 de maio
Etapa Presencial: 21 a 23 de Maio

Assinatura Abraji