• 10.12
  • 2010
  • 14:37
  • -

Última semana para inscrição no curso "Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço Público”

Jornalistas brasileiros de mídia impressa, televisão, rádio e internet têm até 17 de dezembro para se inscrever no curso "Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço Público”. O treinamento será ministrado em duas etapas, uma on-line e outra presencial. A primeira parte do curso ocorre entre 13 de janeiro e 2 de fevereiro de 2011, e a segunda, em São Paulo entre 18 e 20 de fevereiro. O curso é gratuito.

No curso, os alunos aprenderão a utilizar ferramentas digitais e técnicas para melhorar a cobertura de temas de interesse público, que vão desde saneamento básico à educação e saúde. 

O programa inclui técnicas de busca refinada, mashups de mapas, preparo de fotografias e vídeos para a postagem em sites e blogs, e como criar um blog/wiki.

Ao final do curso, espera-se que cada um dos dez jornalistas tenha produzido um relatório da experiência, produto (site, blog, wiki, podcast, videocast), ou uma proposta de projeto, usando as habilidades aprendidas durante esse período. 

Para a etapa on-line, serão selecionados entre 30 e 35 pessoas, sendo que os autores dos dez projetos considerados mais relevantes serão trazidos para São Paulo, para participar de um treinamento de três dias, em fevereiro de 2011.

O curso será dado pelo jornalista Fabiano Angélico, produtor especial da RedeTV!. Com três anos de experiência na coordenação de projetos da ONG Transparência Brasil, Fabiano tem especialização em transparência e combate à corrupção na Universidade do Chile. Atualmente, é conselheiro de um projeto do Global Voices chamado Tech Transparency, que visa analisar o uso da tecnologia para fomentar transparência e participação cidadã. E está também realizando mestrado em Administração Pública, na Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Para concorrer a uma das vagas, acesse aqui. Dúvidas podem ser enviadas para [email protected]

 

Assinatura Abraji